Milésimo gol

Expectativa no Brasil e no mundo! 65.000 pessoas no Maracanã aguardam com entusiasmo e verdadeira loucura, Pelé, o rei do futebol, bater o pênalti conseguindo o milésimo gol de sua carreira! Os que testemunharam as comemorações exageradas, em crítica exacerbada, dirão que Carlyle tinha razão ao dizer que a obediência é o dever primário do homem...De todos os direitos do homem, o mais indisputável é o direito do ignorante a ser conduzido, bom ou mau grado seu, pelo mais sábio...O comentário está contido numa das cartas da Inglaterra de Rui Barbosa, com data de 2 de maio de 1895; por que citar Carlyle mais de 1 século de sua morte? seguramente para mostrar que não interessa aos mais sábios ensinar sua arte aos mais humildes, se menos informados; melhor será tê-los sempre conduzidos, como áulicos, bons para os aplausos, para o consumo e para um dos direitos do homem - o voto! Por isso não devemos estranhar, como mostra R. Muchembled, ter sido na Idade Média elaborada uma concepção de honra que encontraria seu desfecho num ideal cavalheiresco. O mesmo se dá com os relatos da Drª Harding, sobre os "Doutores em férias na montanha Rigi", quando falou do cachorrinho e do reumatismo da Srta. Wolff, além de comentar o peso da mala do Dr. Jung, com quem os Doutores em férias teriam um encontro... O que Pelé o rei do futebol tem a ver com isso? Tem tudo a ver...tem tudo a ver!