ZILDA ARNS

Vítima do terrível terremoto que se abateu sobre o Haiti, faleceu entre os escombros uma pessoa querida e amada em plenitude por todo o Brasil e também em diversos Países, mas sobretudo pelas criancinhas, muitas das quais, milhares delas, sobreviveram da desnutrição pelo atendimento que tiveram na Pastoral da Criança, fundada por essa generosa Alma de Deus.

Uma multimistura milagrosa, onde se misturavam diversos ingredientes, alguns dos quais vão para o lixo, como cascas de ovos, folhas de vegetais, arroz rejeitado nos beneficiamentos e acrescidos de fubás e outros nutrientes, com pitadinhas de amor, compunham uma mistura capaz de produzir milagres, tirando crianças desnutridas e sem brilho nos olhos da condenação quase certa, para o milagre da vida, pelas pesagens mensais que são feitas por dedicadas e amorosas voluntárias da Pastoral da Criança, nas faixas etárias de 06 à 6 anos.

Alguns meses depois, adquirindo aos poucos vitalidades, ganhavam peso e os olhos adquiriam brilho, sorrisos se abriam e o milagre da vida se perpetuava, pois o pózinho milagroso nutria seus corpinhos com nutrientes que lhe dão vitalidades, sendo também um poderoso antídoto contra as doenças oportunas, como diarréias, que podem até matar.

Hoje, por novas tecnologias, a multimistura já vem pronta, embalada e constitui uma rica e imprescindível fonte de vitaminas e proteínas para as crianças subnutridas e o trabalho magnífico das voluntárias da Pastoral da Criança continua em todos os recantos do Brasil.

Alguns países onde a fome atinge proporções alarmantes, principalmente na África e também no Haiti, onde Zilda Arns certamente estava em sua missão peregrina de salvar vidas de criancinhas que iriam sucumbir, a Pastoral da Criança está presente, nos mesmos moldes e princípios que sua fundadora aqui implantou, com voluntárias se dedicando com todo amor e carinho por uma obra inigualável e sem similar no mundo.

Indicada para o Prêmio Nobel da Paz, não foi a escolhida por razões que desconhecemos, mas tinha todos os méritos para ser a vencedora, pois sua credencial maior é o salvamento de milhares e milhares de criancinhas por este Brasil afora, principalmente das periferias e zonas de misérias, como no Nordeste Brasileiro e também nos Países onde a miséria impera e a Pastoral da Criança está atuando.

Escolhem-se muitas vezes chefes de estados que promovem tratados de paz entre nações inimigas, acabando com as beligerâncias, mas depois os tratados se rompem, as guerras continuam e vidas se perdem aos milhares, crianças principalmente, enquanto Zilda Arns tinha a missão de salvá-las.

Fui voluntário da Pastoral da Criança no Jardim Ipiranga, nesta cidade de Sorocaba, e tenho absoluta certeza, pelos trabalhos voluntários de mulheres dedicadas, mães principalmente, onde se pesavam mensalmente aproximadamente 400 crianças de 0 à 6 anos, muitas delas foram salvas e hoje quem sabe já são adolescentes, cada uma trilhando o seu caminho, vivas graças à um pózinho insignificante, feito artesanalmente, ingredientes torrados em panelões, se transformando na multimistura poderosa que recebiam após a pesagem e que recupera vidas, pois algumas certamente não sobreviveriam.

Que a bondosa e generosa Zilda Arns esteja em paz no Reino dos Céus e que o seu trabalho pioneiro frutifique cada vez mais, como sementinhas que vão dando frutos em todos os recantos da terra.

19-01-2010