Fazer o bem é muito melhor do que recebê-lo

O sol aquece, dá a vida e por isto ele é fantástico. Ele é indispensável ao seu sistema.

Não é o Astro Rei, por usar coroas, ter um monte de súditos ao seu redor, fazendo tudo por ele. Não, ele é rei no sentido de ser grande. É só pode ser verdadeiramente grande aquele que existe para servir e não para ser servido.

Existem pessoas que são reis, Jesus foi rei e foi ele que deixou esta citação: “O filho do homem não veio para ser servido, mas vim para servir e dar a vida para o resgate de muitos”. Mateus, cap. 20, vers. 28

Existem pessoas que buscam a realeza de curar feridas, alimentar bocas famintas, emprestar os ouvidos aos desesperados de todo tipo, fazer o papel de mãe de filhos que não nasceram de seu ventre.

Buscam fazer tudo no anonimato, mas as almas deles brilham demais para e esconder. O brilho de se assemelharem ao Ser Supremo do universo, que nos oferece tudo, sem mesmo impor que acreditemos nele.

Fazer o bem é sem dúvida nenhuma muito melhor do que recebê-lo. É expandir-se, fazer crescer e irradiar sua essência. Enquanto isto, o egoísta deixa sua alma atrofiar por falta de exercício.

Sim, fazer o bem é exercitar nossa alma. É dar valor e viver como realmente somos. Luz é o que somos. E para que serve a luz?

Por onde passemos vale a pena deixar um pouquinho desta luz. Pode ser que um dia ela sirva para nos iluminar, quando estivermos em tempos difíceis.

Só encontraremos ajuda se tivermos ajudado. Só colheremos uma rosa no jardim da vida se a tivermos plantado. Ainda que sem interesse, pois é assim que deve ser. Fazer o bem pelo prazer de fazer o bem.

Mas é da lei que cada um colha somente aquilo que plantou. Que cada um receba segundo suas obras. Que cada ser viva iluminado pela luz que já desabrochou de si mesmo.

É como é bom encontrar abraços apertados por onde se passa. Sorrisos de aprovação pela atitude pequena e desinteressada. Ou escutar aquela velhinha simpática, com um sorriso tão meigo, quase derramando uma lágrima de emocionada, dizer: “Você está todos os dias nas minhas orações, meu querido. Todo dia e toda noite peço a Deus por você”.