( NÃO LEIAM ESSE TEXTO ) QUEM É MAIS RICO, OS BRASILEIROS OU OS AMERICANOS ?

QUEM É MAIS RICO, BRASILEIRO OU AMERICANO?

Um amigo americano acaba de me enviar uma carta, com o resultado de uma comparação entre o Brasil e os EUA. Uma discussão em que o amigo americano prova, pela ciência exata da matemática que nós brasileiros somos mais ricos do que os americanos. Seque a carta.

Caros amigos brasileiros e “ricaços”! Vocês brasileiros pagam o dobro que nós americanos pagamos pela água que consumimos. Embora tenha mais água doce disponível. (aproximadamente 25% da reserva mundial de água doce estão aí no Brasil). Vocês brasileiros pagam 60% a mais nas tarifas de telefones e eletricidade. Embora 95% da produção de energia em seu país sejam hidroelétricas (ou seja, mais barata e não poluente) enquanto nós, pobres americanos, somente podemos pagar pela energia altamente poluente, e produzida por termelétrica à base de carvão e petróleo e as perigosas usinas nucleares, apenas 11%. Vocês brasileiros pagam o dobro pela gasolina, que além de má qualidade ainda acabam prejudicando os motores dos veículos. Cerca de 20% da gasolina é composta de álcool anidro e ainda querem aumentar mais este percentual, para beneficiar os usineiros de álcool.

Não dar para entender, seu país é agora, autossuficiente em produção de petróleo (75% é produzido aí) e ainda assim têm preços tão elevados. Aqui nos EUA nós defendemos com unhas e dentes o preço do combustível que está estabilizado há vários anos. ( US$ 0,40 ( quarenta centavos de dólar) igual a R$ 0,93 (noventa e três centavos de real), com um grandioso detalhe, gasolina pura. Por falar em carros, vocês brasileiros pagam R$ 40 mil reais por um carro que nós nos EUA pagamos apenas R$ 20 mil. Vocês dão de presente ao governo R$ 20 mil para ele gastar, sabe Deus onde e como, já que os serviços públicos daí são um lixo perto dos serviços prestados pelo setor público americano.

Na Flórida, caros brasileiros, nós somos muito pobres, o governo estadual cobra apenas 2% de imposto sobre o valor agregado ao veículo ( o equivalente ao ICMs aí do Brasil), e mais 4% de imposto federal, o que por lei não pode exceder a 6% do valor do veículo. No Brasil, vocês são muito ricos, afinal concordam em pagar 18% só de ICMs. E já que estou falando em impostos, eu não entendo por que vocês alegam serem pobres (como aparecem nos noticiários internacionais) afinal vocês não se importam em pagar além do absurdo ICMs ainda pagam PIS, COFINS, ISS, INSS, IPTU, IPTR, IPVA, IR, ITR, CPMF e outras dezenas de taxas e contribuições, em geral com efeitos cascata, de imposto sobre imposto, e ainda fazem festas nos estádios de futebol, nas passarelas do samba. Sinal de que não se importam com esse assalto que governo de vocês promovem, lhes tirando 4 meses de trabalho por ano de seus suados salários, que pelo jeito deve ser uma fortuna mensal. Imagino que aí no Brasil os assalariados devem viver muito bem, pois pagam imposto todos que ganham acima de R$ 1.200,00 (Hum Mil e Duzentos Reais). Além disso, vocês têm descontos retidos na fonte, ou seja, antecipa o imposto para o governo, sem saber se vão ter renda equivalente a aquilo que foi recolhido de imposto no final do ano. Aqui nos Estados Unidos, nós declaramos o imposto de renda apenas no final do ano, e caso tenhamos tido renda, aí sim recolhemos os valores devidos aos cofres públicos. Essa certeza nos bons resultados futuros torna o Brasil insuperável

Aí no Brasil vocês pagam escolas e livros para seus filhos estudarem por que, afinal, devem nadar em dinheiro, pois aqui nos EUA, nós pobres pais americanos, como não temos fortunas, mandamos nossos filhos para as excelentes escolas públicas com livros gratuitos. Vocês ricaços do Brasil, quando tomam empréstimo pessoal nos bancos, pagam por mês o que nós pobres americanos pagamos por ano.

Caro amigo Brasileiro, quando fiquei sabendo que vocês chegam a pagar R$2.500,00 pelo seguro de seus carros, aí sim eu não tive dúvidas e tive que confirmar a minha tese: VOCES SÃO MESMO PODRES DE RICOS!!! Nós nunca que poderíamos pagar tudo isso de seguros por um simples automóvel. Meu carro que é grande e luxuoso por ele paguei $ 345,00 (Trezentos e Quarenta e Cinco Dólares), quando você me disse que também paga R$1.700,00 de IPVA pelo seu carros não tive dúvidas. Nós pagamos apenas $15,00 (Quinze Dólares) de licenciamento anual não importando qual tipo de veículo seja.

Afinal, quem é rico e quem é pobre? Aí no Brasil, 20% da população economicamente ativa, não trabalham. Aqui nos Estados Unidos, não podemos nos dar ao luxo de sustentar mais do que 4% da população que está desempregada. Não é mais rico quem pode sustentar mais gente que não trabalha?

Caro leitor, estou sem argumentos parar contestar estes dados aqui registrados, afinal, a moda nacional brasileira é a aparência. Cada vez mais vamos convencendo-nos de que não é preciso ser, bastar parecer ser. E, afinal, gastando muito, a gente aparenta ser rico.

Realmente é difícil comparar este grande império chamado Estados Unidos da América do Norte, com o nosso tão explorado Brasil. Está mais do que na hora de nós (Ricaços de araques), mudarmos esse quadro de total dissonância com a realidade brasileira, a começar, escolhendo melhores os nossos representantes em todos os seus níveis.

(carta aberta ao povo brasileiro)

Desconhecido e mas provavelmente um americano zoando os brasileiros.
Enviado por ANTONIO RODRIGKS em 27/01/2010
Reeditado em 12/07/2023
Código do texto: T2054779
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.