RECOMEÇAR

A cada momento, recomeçamos para novas oportunidades, adquirindo o rejuvenescimento preciso através de atos concretos, às vezes duradouros em virtude das suas origens ou efêmeros pela nossa incapacidade de percepção, para que continuemos nossa longa caminhada terrena, seja no campo material ou subjetivo.

Para muitas pessoas, a vida vai passando, passando, o dia nasce e acaba, e mais um dia cumpriu sua lida, a noite chega, logo vem a sonolência e depois..., começa outro dia, mais enfadonho ainda, devido o sentido do vagar.

Mas a vida não é bem assim, para podermos dispor da razão de ser do recomeço temos que, primeiro, mandar a ociosidade, os maus pensamentos, tudo que não é bom, para bem distante, depois, precisamos ser cúmplices dos nossos próprios anseios. Sem a cumplicidade, não existirá “o querer”, pois, assim sendo, é impossível que se caminhe do mesmo lado, é a cumplicidade para um lado e a vontade de recomeçar para outro, desvirtuando sobremaneira a iniciativa que é “começar de novo”, muito escutado na voz da cantora Simone.

O recomeço tem uma função muito estreita com a questão da interatividade com fatos novos, daí a evolução da compreensão e da consciência de que o algo novo que deslumbramos é real, pelo qual podemos usufruir com satisfação e argúcia. Entretanto, esses conceitos devem estar desprendidos de quaisquer situações antagônicas aos nossos objetivos, senão estaremos vulneráveis aos acasos ou então ao inesperado retrocesso e isso certamente não harmoniza com aquela necessidade de distinguir e destacar o novo.

O atual momento em que vivemos é amplamente favorável ao fator recomeçar, tantas são as oportunidades que se apresentam. Às vezes temos a impressão que o dia, o mês e o ano passam mais rápidos, nada disso, o tempo não mudou nada, a hora continua tendo sessenta minutos, o dia vinte e quatro horas e o ano trezentos e sessenta e cinco dias. Na verdade o que mudou foi o nosso comportamento em relação ao que nos cerca. Sempre queremos chegar à frente, não queremos perder tempo com coisinhas, vivemos buscando ter cada vez mais, e com tudo isso não se percebe que estamos atropelando a razão e a desgastada emoção, que deveria ser a motivadora para tal aspiração.

Mas também tem algo muito prejudicial, que pode nos levar “do nada pra lugar nenhum”, que é a falta de interesse pelo bem estar das outras pessoas, se não levamos vantagem, não conheço, não quero, ou nem faço questão de ver. E daí eu pergunto: como posso atingir o recomeço dessa maneira, se o egoísmo embaraça minhas pretensões? Neste caso, é melhor não buscar recomeçar, mas reavaliar cada situação, com o espírito de renúncias a toda nocividade que enluta e faz mal ao homem. Pois, o ato de recomeçar é divino, e não é para qualquer um. Exige muita força de vontade, de perseverança e antes de tudo, nos dá oportunidade de escolha, além de mostrar o caminho que devemos seguir.

Agora é o seguinte, ficar revivendo o passado é qualquer coisa nada recomendável para quem tem interesse em avançar rumo essa nova investida. A partir de então, devemos, mais que nunca fazer uma reflexão do que passou, para não ser repetido e formar novas idéias e planejamentos para execução futura, ou então é melhor ficar como está. Uma mudança impensada pode causar muitos desgastes, principalmente comportamental.

Todos têm o direito de concordar ou não.