Aprendendo Com As Diferenças

(Inspirado numa conversa que eu tive com uma amiga pelo msn, Moanna Abrantes)

- Uma mulher com pele alva, com vestido leve, cabelo solto e um sorriso lindo só pode ser a flor da minha vida. E isto só foi o que você mostrou para mim: uma mulher sensível e atraente. Os homens gostam disso. E eu sou um homem.

Essas palavras seriam de um galanteador de primeira. Afinal o homem sabe muito bem o que a mulher quer ouvir.

- Nunca se esqueça disso: não deixe nenhum homem passar a perna em você, porque você pode arrumar – sempre que quiser – alguém com qualidades melhores. Acredito que ninguém é mais que ninguém, mas com certeza somos diferentes. As diferenças podem fazer a diferença em um relacionamento...

É sim. Os homens são pilantras! Todas as mulheres sabem disso. Quando eles veem um rosto bonito e um sorriso singelo num corpo formoso e sensual, em um alguém sensível, muitos deles tendem a se aproveitar, porque deduzem que a sensibilidade é sinal de fraqueza. Ainda que discretamente, entende, ou seja, enganosamente, simplesmente para ganhar o prêmio. O engraçado é que a mulher é astuta o suficiente para saber quando isso acontece, mas por alguma razão ou força maior tende a "deixar acontecer". Talvez seja o homem que está adormecido dentro dela. Aí sofre sabendo que o erro foi exclusivamente dela.

- Eu acho você muito linda para se deixar levar. Só isso. Talvez se você soubesse que os homens cambaleiam perante a beleza física da mulher... Talvez se eu dissesse que a inteligência juntamente com essa beleza tem muito mais poder do que um exército de homens...

"Nossa! Eu não sabia que tinha todo esse poder. Sinto-me feliz. Eu sou bela. Eu sou poderosa. Eu posso fazer muita coisa. Talvez seja mais fácil encontrar a felicidade. Ah! Nunca mais estarei sozinha!..." A mulher pode pensar.

O homem e a mulher pensam de modos diferentes por causa de seus próprios instintos. Não teria graça se pensássemos iguais aos outros; não seria legal se não houvesse as diferenças, porque é justamente nisto que crescemos e o engraçado é que nós crescemos somente com a ajuda do outro e conseguimos enxergar os nossos erros somente com a ajuda dos outros, isto quando não somos soberbos demais para aceitar que estamos errados.

O homem está sempre à caça, ou seja, ele quer a conquista de um corpo, seja belo ou não. Como é vaidoso o belo será exposto; o feio será guardado. Caso o feio seja exposto será usado como chacota. Parece ser ridículo para o pensamento feminino, mas a realidade é assim mesmo. Assim como as mulheres fazem quando estão entre elas (falam mal dos homens) os homens tendem a fazer o mesmo, porque "a língua é um mal que não se pode refrear*". Elas são amenas em suas palavras e eles são brutos. Elas são limpinhas e eles são sujos.

Mas a mulher não quer conquistar um corpo belo, pois ela sabe que o pouco que fizer terá quem quiser, pelo menos por breves instantes, porque o seu poder de sedução é muito maior; porque quando a caça se oferece para o caçador tudo se torna evidente. Só que as conseqüências serão bem piores para ela, porque a sociedade é machista e mesmo que o homem tenha um membro pequeno foi ela que cedeu.

Ela procura a essência que é o amor. Coisa que o homem tem! Mas ele é macho demais para entender que é o amor que nos faz feliz; que só o amor pode nos ensinar e nos fazer crescer como seres humanos. Então, por ignorância e soberba, procura escondê-lo a sete chaves. Assim ele se sente protegido e mais forte. Chorar não é de sua índole e dizer que ama muito menos. É claro que ele não vai admitir nunca que está sendo covarde por causa desta atitude que poderíamos chamá-la de fuga. Por outro ponto a mulher se magoa com isso, porque ela quer mais que o sentir, ela procura ouvir também; ela quer mais que o demonstrar (o homem demonstra o seu amor nas pequenas coisas) sigiloso. Ela quer ver a explosão cósmica, o cataclismo, a ferocidade e a quantidade do sentimento do parceiro e, ainda quer que os outros vejam e o sintam também.

O problema é que o homem sabe que a mulher é vaidosa, que a vaidade dela vai além das montanhas. Ele sabe que se der aquele sentimento bom que está em seu recôndito para ela, ela poderá magoá-lo por mera vaidade. Às vezes nem é por vontade, mas é por simples instinto feminino mesmo. Ele sabe que se demonstrar, ele estará correndo o risco de estar entregue às mãos frágeis dela. E o homem é orgulhoso demais para deixar que isto aconteça. Talvez seja a maldição divina quando disse para Eva: e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará (Gênesis 3.16). E o que importa a crença se a nossa sociedade é desta forma e a realidade está escrita há mais de seis mil anos?

E é aqui onde nós nos desencontramos: você quer e eu tenho, mas não dou porque o seu querer pode me prejudicar. Porem não é assim que devemos pensar. Temos que ser inteligentes o suficiente para compreender que o pensamento do outro é importante. Se não para nós o é para o outro. Não desmerecê-lo já é um grande passo. Nós só temos que entender que somos diferentes e que cada caso é um caso, assim deixamos nossos complexos fora da questão.

29/01/2010 13h28

NOTA: Refere-se ao trecho bíblico que se encontra em São Thiago 3.8

Cairo Pereira
Enviado por Cairo Pereira em 29/01/2010
Reeditado em 20/10/2010
Código do texto: T2058056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.