Elo Dentado

Logo após ter me formado, fui trabalhar em uma empresa muito grande uma multinacional. Conheci uma senhora que trabalhava lá há muitos anos. Tornamos-nos colegas de trabalho e depois amigas e somos amigas até hoje. Na época, ela já tinha seus quarenta e novos anos, muito simpática, casada, mãe de três filhos. Dois rapazes e uma moça. Os dois filhos dela são formados um em medicina e o outro em odontologia, a filha não quis estudar. Quando ela ia falar dos filhos homens, enchia-se toda de orgulho e dizia assim,

-Tenho um filho medico e outro dentista, da filha não dizia nada, não tinha nenhum orgulho dela. Mas acalentava um sonho de que, a filha viesse a se casar com um medico ou um dentista pelo menos já que não quis estudar.

A filha dela conheceu um moço, apaixonou-se e casou-se com ele. Esse moço fez somente o segundo grau. Era na época um micro empresário de uma pequena empresa de torno. E um dia essa minha amiga, conversando comigo me disse,

-Meus filhos andam todos dois limpos, as mãos e as unhas sempre limpas, já meu genro, chega à casa, todo sujo de graxa, com as unhas toda suja de graxa também. Ele nunca irá passar do que é, um torneiro mecânico, minha filha fez uma péssima escolha, deveria ter se casado com um medico ou dentista como eu sempre quis.

Quando ouvi o que ela disse pensei que absurdo! E olha que sou uns vinte anos mais moça que ela, não agüentei e disse a ela,

-Olha seus dois filhos, podem chegar à casa todos os dias limpos de roupa branca, mãos e unhas limpas. Mas, vão ser sempre medico e dentista, irá ter um padrão de vida de classe media alta, mais ricos nunca serão.

Ela levou um susto e me disse,

-Porque você está me dizendo isso? Medico e dentista ganha muito dinheiro, é a profissão que mais dá posição social.

Respondi,

-Você disse bem, dá posição social, mais não dinheiro suficiente para fazer de um medica dono de um hospital bem montado, e nem dono de uma indústria de produtos medico hospitalar e de odontologia. Já o marido de sua filha, tem tudo para vir a ser um grande empresário, é um rapaz novo, de uma grande visão empreendedora, já tem trinta empregados em sua pequena empresa.

E disse mais,

-E você tem que pensar na sociedade como um todo e não individualmente. Pense nela como um elo dentado. Aonde os dentes vãos se encaixando com uma perfeição à medida que ela vai girando. Você já pensou que, se toda a pessoa do mundo fosse medico e dentista? As cidades iriam ser umas sujeiras sem fim. Porque não iria existir o gari para limpar. Não iria existir o agricultor que ara e cultiva a terra, produzindo alimentos, com certeza todos morreríamos fome, frio, andaríamos sem roupas e descalços. Porque não iriam existir outras profissões. Sociedade é isso, um todo. Cada um exercendo uma profissão trabalhando para o bem comum. Para termos uma vida cheia de harmonia e bem estar.

Ela me disse,

-Lu você tem idade para ser minha filha. E me deu uma lição agora sobre sociedade e cidadania. Porque nunca havia pensando desta forma, para mim, profissão mesmo era a dos meus filhos. Agora quando alguém for me dizer algo parecido com o que te falei, vou lembrar do que me disse que a sociedade é como um elo dentado, porque isso é a mais pura verdade.

Concluindo, os filhos dela, o medico trabalha em um grande hospital o dentista tem um consultório odontológico. O genro é um empresário sua empresa cresceu, hoje tem mais de duzentos e cinqüentas funcionários. Ela hoje, tem orgulho da filha por ter se casado com o homem que amava e por ser ele um homem de bem e trabalhador. E sabe que, a vida é como um grande elo dentado. Precisava ter dito isso a ela e fazê-la entender que cada profissional tem seu valor, porque afinal de contas não sou medica e nem dentista, sou contadora e tenho orgulho e amo a profissão que escolhi.

Lucimar Alves

Lucimar Alves
Enviado por Lucimar Alves em 30/01/2010
Código do texto: T2059562
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.