Páginas recentes - 10 -

"Viajar:voltar para casa ou voltar-se a si mesmo: olhar o exterior para entender melhor o interior"

Para Merô

Merô e seu irmão Dudu foram à Europa,numa viagem de 3 semanas.Ao voltar,ela tem nos presenteado com suas crônicas: viajamos através de seus cinco sentidos aguçados,principalmente de seus olhos.E de seu coração: a emoção explode em todos os relatos.E generosa,ela divide essa aventura conosco,seus leitores tietes e assíduos.

Eu assino uma única revista: Vida Simples.( estou em busca da simplicidade,êta coisa difícil!!).E a do mês de fevereiro( sim,já li a do futuro..rs) traz um artigo: Viajar para viver,de Eugênio Mussak.Me lembrei imediatamente da Merô e essa sua viagem recente por alguns países europeus,realizando minha ainda fantasia.

Me lembrei da neve ,que conheci em Paris,em janeiro de 1997: ao saírmos do restaurante ,onde jantávamos,ela caía mansamente e rimos,maravilhados.

Me lembrei de Gramado e seu frio de 6 graus positivos!Última ( ? ) viagem que fiz com meus filhos e minhas norinhas.Uma despedida antes de cada casal se fixar e direcionar seus sonhos.

Me lembrei de Santiago do Chile: éramos 12 pessoas: pais e seus filhos adolescentes representando nossa escola,visitando nosso professor de espanhol,cuja família ali morava.Os 20 graus,em julho, nos surpreenderam: as roupas de lã ficaram nas malas.

Me lembrei da minha viagem recente a Florianópolis, com Creusa e Fátima,minhas irmãs de sangue e de coração.Fui rever essa cidade maravilhosa,abraçar dois sobrinhos queridos,apreciar a beleza de uma natureza preservada.

Aos 60 anos ,a lista das viagens ,que fiz,é longa.Tenho diários de quase todas e sempre os releio,retornando àqueles lugares: cores,cheiros,brilhos,tudo volta e mais forte.

Por isso também,Eugênio Mussak me tocou,mente e coração.Recomendo a leitura de seu artigo aos viajantes e aos sonhadores,sempre refazendo roteiros:

"Viajar é uma das melhores sensações da vida. O dinheiro aplicado em uma viagem não é um gasto,e sim um investimento.Seu retorno vem em forma de cultura,de entendimento,de percepção,de experiência e,principalmente, em forma de vida.Uma viagem não se esgota no retorno.Continua em nossa lembrança em forma de imagens,sons,cheiros,texturas."

Maria Neusa em janeiro de 2010

.

maria neusa
Enviado por maria neusa em 30/01/2010
Código do texto: T2059773
Classificação de conteúdo: seguro