Animais

Há coisas estranhas na natureza; alguns animais têm o faro tão desenvolvido, que chegam a marcar suas áreas de atuação, deixando-as impregnadas com seus odores; reconhecem que outros animais têm capacidade de reconhecer e respeitar seus dominios. Se julgam assim, é porque têm um tipo de inteligência especial; outros têm visão extraordinária, inclusive conseguindo ver na penumbra; os morcegos têm seu radar especial; assim, dos mais simples aos mais complexos animais, existem características surpreendentes, amplamente divulgadas pela mídia. Imaginem se os homens pudessem juntar todas essas qualidades especiais dos animais...Seria um grande risco, pois, haveria mais facilidade para criar engenhos de guerra para matar seus semelhantes, dominar povos vizinhos ou distantes, impondo-lhes sua autoridade e arbítrio. Não se trata de uma acusação, mas uma simples reflexão. Alguns cães são viciados em drogas, para que possam encontrá-las cheirando as bagagens dos passageiros; já passei pelo constrangimento no aeroporto de Los Angeles, aonde cheguei com as boas vindas do consulado brasileiro; apesar disso, em poucos minutos estava sendo cheirado e babado pelos cães drogados do departamento de estado americano; duvido muito, se o inverso ocorreria no Brasil; qualquer americano semi-anônimo que chegue aqui, tem logo um séqüito de bajuladores a lhe prestar homenagem! Sai um pouco do assunto, mas vale a pena lembrar: os pesquisadores da fauna marítima costumam amarrar câmeras no dorso de golfinhos, para que eles como fotógrafos não remunerados possam colher imagens excepcionais das profundezas; deve haver uma interferência nos sentidos dos peixes, pois, eles passam a nadar como se fossem marias-loucas, como se estivessem sem noção do destino; como certos políticos, que ao assumirem o poder esquecem os compromissos com a população, e passam a viver em função das câmeras de TV, como se fossem aqueles golfinhos marias-loucas soltos pelo oceano.