A CASA É TUA

Uma das coisas que incomodam as pessoas é saber que suas atitudes não agradam. Deve ser desgastante a preocupação com a opinião alheia. Certa vez, li que o que os outros pensam, de mim, é um problema deles.

Nunca me preocupei com o que dizem a meu respeito, salvo se, tão grave e de alguma forma objetivamente prejudicial, for coisa que mereça esclarecimento. Normalmente solicito que não me digam o que fulano disse.

O fofoqueiro não merece crédito, normalmente dá uma floreada na história e não raramente tira a observação do contexto em que foi dita. Quem, de alguma forma, já andou pela chamada “vida pública” sabe que aquele que fala mal aqui é o mesmo que te abre os braços ali, se for do seu interesse.

Os faladores gostam de ser bem informados, procuram andar bem perto de quem tem influência. Contudo, vive melhor quem não procura encrenca e deixar prá lá uma observação inoportuna, saida de um idiota, antes de mais nada, é sábio.

O Gervázio tinha um procedimento indicado por muitos e levado ao extremo pelo infeliz, jamais discordava do chefe. – Nunca me incomodo, dizia, embora raramente fizesse uma sugestão quando o equívoco era gritante. Segundo ele, trabalhava para ganhar o seu. Não tinha os sonhos dos chefes.

Formou-se em arquitetura mas seu propósito:

- Ser rico, é isso que eu quero.

Desenvolvia seus projetos com rapidez e desenvoltura. Era até bem bonzinho no seu ofício. Mas não economizava. Para ele, a arte justificava todos os custos. Daí que dizia gostar muito das obras que projetava e dizia a palavra “obra” como quem cita uma obra de arte, que eventualmente até conseguia aprovar.

Normalmente, porém, apresentava seus projetos e os cortes começavam de pronto:

- Quem sabe a gente diminui aqui, isso não é tão necessário, este telhado poderia simplificar, o banheiro poderia ser menor, o closet está um pouco maior que o necessário.

O proprietário do empreendimento continuava falando:

- E se a gente tira daqui e bota ali, diminui lá, reduz acolá, o que tu achas?

- Eu acho que assim fica muito melhor!