Amor morre quando ainda estamos vivo

É exato, o amor morre quando ainda estamos vivo, porem a esperança só nos deixa com a morte. Observe. Mesmo quando estamos nas últimas ainda temos esperança de ficar bom, sobretudo invocando Deus Salvador.

APRENDER OLHAR

A maioria dos pais se preocupa em levar os filhos para passear nos parques públicos, praias, Shopping Center, etc. Gastam, às vezes acima de suas possibilidades, para fazer uma festinha de aniversário. Horror! A tecnologia nos trouxe a TV para os nossos lares com ensinamentos em sua maioria amorais. Atrás surgiu a cibernética. As crianças passam horas e horas, na frente de uma tela a olhar e aprender o que não deve. Os pais abastados, para premiar o êxito do filho nos estudos, o mandam passear na Disney World ou lhe presenteia com um carro quando ele atinge a idade adulta. A ânsia de todos os pais, de qualquer nível social, é que o filho aprenda a ler e escrever. Contudo, nenhum tem discernimento para alcançar, sobretudo a importância de se aprender olhar. O fator da sabedoria não é saber ler e escrever e sim saber enxergar, se olhar, olhar a beleza e a sublimidade da natureza para conhecer a grandiosidade da obra divina e saber como desfrutá-la sem magoar. Felizes os pais cujos filhos são despertados para os estudos da biologia, da botânica. Esses realmente estão procurando desfrutar a singularidade da vida que um Ser Supremo nos presenteou.

Lembro-me: Meus filhos pequenos eu os levava para o zoológico, jardim botânico e eles se maravilhavam olhando animais, aves e plantas. Ficavam comentando a traquinagem do macaco, o pavor do jacaré, etc. Eles olhavam e aprendiam. Já observei algumas crianças não distinguir um jumento de um cavalo ou de zebra. Aprenderem simplesmente os nomes, porem desconhecem o animal. Quando os levava para a praia só ouvia reclamações e choro com a pele queimada.

A educação está, sobretudo pelo olhar. A criança olha o comportamento do pai, da mãe, das tias e os imitam. Porque além de aprender eles gravam na mente a imagem. Da mesma maneira, aprenderiam melhor e mais pratico se lhes fosse oferecido ensinamentos práticos.

Indiretamente, os pais e tias, só fazem isso quando a criança começa a andar e querer falar: Mostra-lhe objetos e dizem o nome. Ela imediatamente grava a palavra e o objeto. Vamos pois ensinar nossas crianças aprender a olhar e conhecer. Assim elas aprender a olhar até a si próprio e também respeitar o próximo. Mas aprender a OLHAR uma continuidade da vida.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 02/02/2010
Reeditado em 13/02/2010
Código do texto: T2065540