O COOPERATIVISMO E SUAS VIRTUDES

O cooperativismo é um sistema doutrinário capaz de unir pessoas entrelaçando seus interesses de forma solidários, para que juntos, transponham barreiras e obstáculos, unidos mutuamente. Fora criado por tecelões ingleses escravizadas pelo sistema patronal. Uma luz que brilhou no final do túnel, e com intensidade deu a volta ao mundo.

Deu certo e funciona em todos os setores e seguimentos sociais. Porem há setores em que o sistema vem sendo invadido por gente sem um mínimo de espírito solidário, magnatas que só pensam no interesse próprio, prejudicando o bem comum. E com isso os princípios do cooperativismo são desvirtuados. Um por todos e todos por um. Esse o objetivo principal. Torcemos para que o cidadão cresça amparado pelo sistema, obtendo sucesso, com poder financeiro elevado, desde que não perca sua identidade cooperativista. Poderá ser bem sucedido e continuar usufruindo do sistema, com o mesmo espírito de irmandade, o que só iria aumentar seus méritos e sua capacidade.

Não saberia dizer em quais seguimentos estão ocorrendo esta política erronia. Acredito ser vários. Escrevo fundamentado no setor agropecuário do qual participo há quase meio século. E que por sinal foi meu ponto de apoio ajudando-me por varias décadas.

Atualmente invadido por empresários que nunca pisaram no lamaçal de um curral. E que de suas salas atapetadas administram suas empresas. Faturando alto. Vão chegando de mansinho com dinheiro em mãos, compram fazendas, trata suas vacas à base de cerveja, produzem exageradamente rios de leite e colocam na cooperativa com direito há preço diferenciado muito acima daquele do pobre coitado que anos a fio não tem se quer poder de compra, sobrevivendo apertadamente de sua produção.

Onde estão nossos dirigentes que só sabem falar em globalização e vão deixando os pobres coitados cujo cordão umbilical está ligado no campo e é dele que se alimentam. Isso é cooperativismo? Deveria tirar esta mascara se estabelecerem como empresas comuns abrindo mão da fachada de cooperativa.

O pobre cooperado serve apenas de palhaço. Ele que produz caprichosamente seus litrinhos de leite com dignidade, recebendo menos pela pouca produção, que é misturada no montante, e vendida na sua totalidade pelo mesmo preço. E os dirigentes políticos que tanto pregam justiça social, mas que também só governam para si próprios... Deveriam olhar com mais carinho para os pobres produtores.

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 03/02/2010
Reeditado em 16/02/2019
Código do texto: T2066433
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.