MELHORIAS NA EDUCAÇÃO

Há, aproximadamente, dez anos as políticas educacionais veem aplicando instrumentos avaliativos para verificar o nível do ensino público no Brasil. Instrumentos como: Provinha Brasil, ENEM, Olimpíada de Língua Portuguesa, Olimpíada de Matemática, entre outros. E os resultados não são animadores. Daí a necessidade de investir em outros recursos que possam contribuir com a melhoria na educação pública do nosso país.

Percebe-se que o governo federal não está medindo esforços para reverter esse quadro. Acredito que em virtude dele ter nascido nordestino e pobre, ter vestido na pele grandes dificuldades, é consciente que a educação muda à vida das pessoas. Por isso está investindo grandiosamente nesta área. A prova é que no RN havia dois Institutos Federais e em seus mandatos este número aumentou para doze.

Outro feito importante está sendo estudado para o ensino básico. É o Ensino Médio Inovador. Um projeto ousado, que se posto em prática conforme seus objetivos, vai mudar satisfatoriamente a cara do ensino médio.

Felizmente sou privilegiada em ser uma das pioneiras neste projeto. A partir de seu momento embrionário, onde pequenos grupos de algumas escolas de Mossoró, passou a estudar as diretrizes vindas do MEC para a implantação deste projeto. Realizamos encontros em finais de semana para estudarmos e montarmos o projeto. Foram momentos árduos. E em virtude das dificuldades e falta de credibilidade algumas escolas desistiram. Mas, nós continuamos lá fortes, apesar do cansaço. E, para nossa alegria, dia 21/12/09 em Natal, ficamos sabendo que apenas onze escolas em todo o RN foram contempladas com o Ensino Médio Inovador, entre elas a Escola Estadual Hermógenes Nogueira da Costa, a nossa.

Este projeto vai ser implantado gradativamente, iniciado pelas 1ªs série do Ensino Médio do turno diurno, uma vez que a carga horária vai ser ampliada. O que não é possível para o turno noturno. E deve ser iniciado no turno que tem o maior número de 1ªs séries, que seja no matutino ou vespertino. Portanto, em 2010 este projeto abrangerá as 1ªs, em 2011 as 2ªs e em 2012 as 3ªs séries do Ensino Médio.

Vai haver mudanças consideráveis na estruturação do ensino e na estrutura das escolas. As salas de aula serão equipadas especificamente para atender aos alunos por área de conhecimento. Ao invés dos professores mudarem de sala, isto agora será tarefa do aluno. A estrutura curricular também vai passar por modificações. E o período letivo passará a ser semestral.

Para a efetivação deste projeto diretoras, coordenadoras pedagógicas e professores por área do conhecimento das escolas contempladas com o Ensino Médio Inovador, estão sendo treinados no Rio de Janeiro no período de 18 a 24/01/2020. Certamente, trarão na bagagem esperança alicerçada por conhecimento que contribuirá para um ensino de melhor qualidade.

Enquanto isso aguardamos, aqui na escola, o retorno dos colegas do Rio de Janeiro para juntos arregaçarmos as mangas e pormos em prática o Ensino Médio Inovador, confiantes de que novos ventos soprarão melhoria na qualidade da educação em nossas escolas.

OBS: Esse texto foi escrito dia 20/01/2010.

Fátima Feitosa
Enviado por Fátima Feitosa em 03/02/2010
Código do texto: T2066465
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.