“Se em um instante
se nasce,

e se morre em um instante,
um instante é bastante
para
a vida inteira.”

 -Clarice Lispector-


                                      Celebrando a vida

 
Há momentos na vida em que somos surpreendidos, momentos em que só temos duas saídas: acreditar na vida, ou acreditar na vida mesmo... Porque, como costumo dizer, pouca coisa importa mesmo, pouca coisa faz a diferença enquanto estamos neste estagio passageiro. Por que será que digo isso? Explico.

Em dado momento, em que estamos ou nos sentimos entre a vida e/ou a morte, as vozes da nossa consciência nos falam, ou gritam pelo que nos move realmente, enquanto seres que têm alma e espírito. Neste sentido, onde só Deus nos dá a resposta, é que sentimos de fato, quais são, ou o que é a prioridade em nossa caminhada.

 Afirmo que particularmente, não creio que haja algo mais importante que viver no sentido literal da palavra. Não uma vivencia medíocre, hipócrita ou arbitrária, sem nexo, ou sem sentido, mas viver de modo a sentir o gosto pela vida, a paixão pela sua existência, viver cada momento percebendo a necessidade do convívio consigo mesmo, no seu mundo interno e externo, intra/inter/humano.Buscando a cada dia, apaixonar-se por si mesmo e pelas coisas que realmente importam.

Em outras palavras, diria que o indizível, o imperceptível e as paisagens que moram na alma de quem conhece ou conheceu a visita da morte, de bem perto, se ancoram no que acreditamos nos momentos onde também sentimos, dependendo do grau de sensibilidade, que existe uma força espiritual dentro de nós, que acende a chama da vida e não permite que apaguemos a luz que é própria de cada um que a reconhece em si.

Também explico: Esta força que me refiro, está relacionada à minha fé, pois creio em Deus, que Ele tudo pode, que jamais solta a mão de quem a segura, e que em momento algum tapa os ouvidos de quem clama pelo seu amor, sua paz e alegria.

Numa determinada situação, em que me senti entre a vida e a morte, num leito de um hospital, clamei por Deus em poucas palavras:

-Meu Deus, em tuas mãos entrego a minha vida!

Quando entrego algo de valor a alguém, fica entregue. Quem recebe que tome conta, não vou atrás de tomar de volta, então, sob esta ótica, minha vida ficou bem entregue, porque Deus sempre cuidou de mim, aliás, de todos nós que o buscamos, até mesmo de quem não o busca também.

Um exemplo nítido do nosso convívio social: o sol nasce todos os dias para aquecer, iluminar a vida de todos os humanos e não humanos também. Quem faz o bem, recebe a luz do sol, quem não faz, recebe também.O mar, por exemplo, banha os que aparentemente são justos e os injustos também, e por aí vai...

Às vezes me pergunto de que adianta planejarmos tanto nossas projeções profissionais, traçarmos tantas metas a serem alcançadas e deixarmos para segundo plano, os devidos cuidados com nossa saúde física, mental e social.

Penso que devemos ser mais cautelosos, vigilantes, porque não somos isentos de dissabores e podemos tornar as nossas dores mais leves, e por que não dizer que podemos motivar nossa longevidade com mais sabor e harmonia?


São questões universais, que dizem respeito até mesmo a uma qualidade de vida mais segura, principalmente, a pessoas que tem o privilegio de ter planos de saúde, que dão direito a todo e qualquer tipo de exames  assistência médica por exemplo. Como é o meu caso e de tantos que tem acesso a tais privilégios e acabam se acomodando, deixando pra depois, ou pra momentos inesperados, mas enfim... problemas de saúde acontecem porém quando é sem avisar nos prega susto...

Asseguro-lhes que já está tudo bem. Celebro a vida, o dia de hoje, a brisa que me toca, o canto dos pássaros, o sorriso feliz dos meus amores ( meus filhos), a voz e a doçura dos meus pais, o abraço dos amigos que me visitaram em casa e quando estava internada.Valorizo e agradeço cada e-mail enviado pelos amigos, cada mensagem de motivação, os sonetos, cartas e poemas ofertados a mim, em minha caixa de emails.

Ainda estou me recuperando do susto e convalescendo, aguardando resultado de exames para me tranquilizar e aos meus mas tenho fé que tudo está nos desígnios Daquele que me garante a força necessária para continuar lutando,vivendo.

 Agradeço por cada telefonema que recebi me desejando melhoras, também agradeço e louvo a Deus por me sentir tão amada, tão querida. Agradeço ainda de coração, pelas flores que recebi em minha casa, pela compreensão e afetividade dos colegas de trabalho, pelo apoio recebido por todos... Em especial, aos companheiros e companheiras de programas e trabalho na DIRED,e na agencia do PROINFNTIL, a qual também atuo com a disciplina de Fundamentos da Educação.

Meu muito obrigada a Deus Pai Todo Poderoso, por contar com mais esta vitória em minha vida, por me levantar das cinzas, do nada e do tudo que represento nesta vida. Minhas lágrimas neste momento, são de emoção e de alegria por estar, agora publicando esta cronica, por me sentir viva e com os sentidos perfeitos para continuar a caminhada, buscando melhorar mais uma vez, como pessoa.
 

Antonia Zilma
Enviado por Antonia Zilma em 05/02/2010
Reeditado em 19/09/2022
Código do texto: T2071548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.