Curiosas e estranhas... (BVIW)

Muitas são as origens e significados das palavras; uma palavra ou vocábulo é uma unidade de linguagem falada ou escrita. Quando combinadas formam frases que transmitem sentimentos, emocionam e informam. Do grego, originalmente o termo deriva:"parabolé".

Elas podem ter diversas origens do Grego, do Latim, do Árabe, entre outras. Gosto das palavras Filosofia, Literatura, dicionário e também de conhecer a Etimologia, do grego antigo, que imagino ser uma senhora antiga, culta e disciplinada que vive rodeada de livros em uma biblioteca infinita e muito bem organizada.

Diversas vezes uma palavra vem acompanhada de outras, como Ecologia, termo usado pela primeira vez em 1886, pelo biólogo alemão Ernest H. Haeckel. Ecologia, de mãos dadas com o meio ambiente que nos entimulam a conhecer, a respeitar, a reciclar e participar.

As palavras podem ser curiosas, como paçoca, pindaíba, xará e ainda Curitiba, que significa “muito pinhão”, na Língua Tupi Guarani. Também podem ser estranhas, esquisitas e até feias, por exemplo, agiota, mictório, culote, tabefe, baranga, engarrafamento, propina, apagão, abandono, depressão, desnutrição, etc.

Amor, paixão, envolvimento, saudade, família, amigos, livros, pesquisa, gatos, cores, chocolate, morangos, espelhos e sonhos são palavras presentes em meu coração e nos textos que escrevo.

<http://www.areaindigena.hpg.ig.com.br/dicionario.htm>