TERREMOTO NO HAITI - QUEM LEVAVA ÁGUA PARA O HOMEM SOTERRADO?

“Muncie disse aos médicos que alguém estava levando água a ele enquanto estava preso, mas os médicos declararam que ele parecia confuso e às vezes parecia acreditar que ainda estava preso debaixo das ruínas do mercado”. - http://br.noticias.yahoo.com/s/08022010/48/manchetes-haitiano-encontrado-mes-apos-terremoto.html

Notícia no Yahoo da terça, 09 de fevereiro de 2010 dá conta que um homem de 28 anos de nome Muncie foi encontrado soterrado sob os entulhos de um mercado onde ele vendia arroz no Haiti. Segundo os médicos da Universidade de Miami, que o atenderam, após esse mês soterrado, ao ser encontrado, ele sofria de desnutrição e desidratação e não apresentava ferimentos. Ele, porém, disse aos médicos que alguém levava-lhe água enquanto estava preso. Todavia, os médicos minimizaram a importância do que o sobrevivente disse sentenciando que ele estava confuso.

Podemos presumir que estivesse confuso por ter enfrentado tanto terror, por ter passado tanta fome e pela Sede. Como não estariam seus neurônios? Entretanto, se ele sobreviveu em tão extremas condições a quase um mês sem comida e sem água, não podemos simplesmente presumir que seu cérebro o enganava para ajudá-lo a sobreviver. o Teria enganado desde o primeiro dia, quando a fome e a Sede ainda não podiam comprometê-lo?

A maioria de nós seriamos pessimistas em tais circunstâncias e pensaríamos o contrário. Todavia, este homem não morreu porque enganava-se a si mesmo que alguém vinha dar-lhe água.

Certamente que alguém vinha mesmo a dar-lhe de beber. Decerto é aquele ser que a maioria despreza, chamado Deus, aquele cujas Leis são severas demais para serem praticadas e cujo rosto é muito austero. Aquele velho sisudo com as mãos cheias de raios para jogar sobre os seres humanos. Aquele mesmo carrasco que deseja privá-los da liberdade sem limites para protegê-los dos flagelos que atraem sobre si mesmos por seu mau uso ao corpo, a convivência e a natureza.

Decerto foi esse mesmo Deus vingativo que mandou Seu anjo todos os dias levar água para esse Seu filho porque ele não podia fazer por si e não tinha porque ele morrer se os escombros não o tinham matado. Decerto foi esse mesmo Deus tirano que dotou-nos de um cérebro capaz de buscar meios de sobrevivência nas reservas energéticas de nosso próprio corpo, transformando glúteos em combustível e, no caso mais extremo, maça muscular em energia vital.

E o que custava a Ele levar água para o soterrado só para que as pessoas vissem quão grande é o Seu amor, que, mesmo quando somos atingidos por calamidades decorrentes dos maus atos humanos no uso errado de sua liberdade Ele ainda quer nos salvar e usar-nos para mostrar aos outros que Ele está atento, tem um plano para recuperar a humanidade, mas precisa da cooperação humana no reconhecer Sua soberania e praticar sua Lei da liberdade e plenitude.

Portanto, muito do que os homens não querem admitir a Ciência pode explicar simplesmente respeitando e considerando o testemunho de um sofredor, dando-lhe atenção e procurando compreender o que ele quer dizer para ver se ali não está o fato da existência e amor do Criador. Entretanto, muitas vezes parece mais fácil dar um cala-boca autoritário no testemunho de um pseudo “demente” da fome do que admitir que a humanidade peca e caminha para seu ocaso por não reconhecer a soberania daquEle que nos criou e mantém-nos vivos.

Wilson do Amaral

Autor de Os Meninos da Guerra e Os Sonhos não Conhecem Obstáculos.