Ilusão ou magia?

Esther Ribeiro Gomes

Na excelente crônica ‘Depois do Carnaval’, disse a poeta Cecília Meireles que os homens gostam da ilusão, por isso se preparam o ano inteiro para viverem grandes personagens, nas suas fantasias de reis, rainhas, príncipes, palhaços, pierrôs e colombinas...

Citou Jorge Manrique, poeta espanhol que escreveu no século 15 :

- Veja de quão pouco valor são as coisas que corremos atrás...

É verdade, muitas vezes desperdiçamos nossa curta existência correndo atrás de banalidades, deixando escapar a essência da vida...

Fazendo uma retrospectiva, constatamos quanto tempo perdemos com bobagens...

Por outro lado, diz o ditado que é melhor nos arrependermos daquilo que não fizemos, do que das coisas que fizemos...

Ademais, como diz a canção, para que chorar o que passou, relembrar perdidas ilusões...

Mas o que seria desta vida sem um pouco de fantasia?

O que seria de nós se não pudéssemos sonhar? O sonho é aquela pitada de sal na comida insossa. É melhor uma doce quimera do que uma vida sem graça...

E o carnaval, alegria do nosso povo, é aquela ilusão gostosa que ameniza a triste realidade, às vezes, cruel ...

O povo sofrido sonha com a alegria contagiante desses dias de euforia...

Então, que venha a fantasia! Que o sonho acalentado durante o ano se realize nesses dias de magia, deixando rolar a alegria!

Viva o carnaval brasileiro!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 10/02/2010
Reeditado em 22/04/2010
Código do texto: T2079620