O OLHAR CURIOSO DE DARWIN

"Para ser um bom observador é preciso ser um bom teórico."

Hoje dia 12 de fevereiro de 2010, comemoramos os duzentos e um anos do nascimento de Charles Robert Darwin que nasceu em Shropshire, Inglaterra, em 1809.

Em 2009, considerado o "Ano Darwin” ótimas reportagens foram publicadas em jornais, revistas, Internet e também na televisão sobre a vida e legado deste genial Naturalista britânico.

Desde criança colecionava minerais, insetos e ovos de pássaros, demostrando sua vocação em observar a natureza. Gostava de questionar e pesquisar para tentar entender a vida, sua origem...

Estudou Medicina e Teologia. Sob o olhar curioso de Darwin e de suas anotações cuidadosas “viajamos” a bordo do Beagle em 1831. E durante cinco anos conhecemos diversos lugares, detalhes de sua fauna, flora e ainda visões sociais, políticas e antropológicas das regiões visitadas.

Com seu livro "A Origem das Espécies”,1859, o cientista e notável escritor introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza.

Os olhos do menino curioso, do homem inteligente e do escritor brilhante fecharam-se para o mundo em 19 de abril de 1882.

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."

Darwin

Exposições:

<http://www.darwinbrasil.com.br/darwin/>