5 de junho. Dia Mundial do Meio Ambiente.

O município de Miguel Pereira sempre foi admirado pelo clima maravilhoso e preservação do verde, em algumas terras ainda não desmatadas pelo progresso e vandalismo.

No entanto, problemas relacionados ao meio ambiente do município têm preocupado seriamente ecologistas, médicos e autoridades que efetivamente desejam ver os mesmos solucionados.

Um dos assuntos que empana a imagem de Miguel Pereira é, sem dúvida alguma, a permanência do local do lixo doméstico depositado há muitos anos na serra e que não foi resolvido pelos diversos chefes do Poder Executivo, devido à falta de recursos econômicos e ainda à ausência de efetivos entendimentos políticos os quais, por certo, permitiriam a efetivação dos diversos projetos emitidos e todos engavetados. O prefeito da atualidade, embora fizesse constar de seu programa de governo o compromisso de remover o lixão da serra, em apenas três meses após a sua posse, também não obteve êxito, até esta data, quando já se registram dezoito meses de mandato.

O mais preocupante, entretanto, é o lamentável estado em que se encontra o Lago de Javary, o qual chegou a ser considerado o cartão postal da cidade. Devemos entender que o caso tem a sua complexidade de resolução afastando, dessa forma, a hipótese de se atribuir ao prefeito Roberto de Almeida, a responsabilidade única pela não efetivação, até a presente data, da necessária remoção de detritos, bem como o imprescindível remanejamento da rede de esgoto que imerge no mencionado lago. Para que estas medidas se concretizem, há necessidade também de modificações na infra-estrutura do município, o que implica em obtenção de grandes recursos, tornando-as inviáveis ao curto prazo. Essa circunstância, contudo, não exime o prefeito de sua parcela de responsabilidade, devendo o mesmo obstinar-se pela conclusão dessa empreitada, utilizando, caso seja possível, da verba, até então inesperada, mas que está sendo enviada pela Petrobrás a todos os municípios, em cujas áreas passam seus oleodutos, como é o caso de Miguel Pereira.

Ao comemorar em 05 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente, torna-se necessário que façamos uma reflexão e, com certeza, concluiremos que a qualidade de vida da população depende, também do engajamento de cada um de nós, neste mesmo objetivo, que consiste em fazer a sua parte, observando as normas da boa conduta, o espírito de união e cidadania.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 03/08/2006
Reeditado em 25/10/2007
Código do texto: T208636