"Quem compra sem vê é por que tem vontade de ser cego"

- Sim, sou eu, pode falar...

-Boa tarde, como vai o Senhor? É um imenso prazer... Meu nome é Fernanda, sou do Banco “X”, antes, gostaria de dizer que esta conversa está sendo gravada. Temos o prazer de informá-lo que o seu nome foi selecionado pela equipe técnica do nosso banco como sendo um cliente...

- Minha senhora, minha senhora, por favor, me ouça, olha não quero, me entenda, não estou interessado em cartão de crédito, por favor, se você insistir sou obrigado a ser deselegante e desligar o telefone!

- Meu Senhor, não desligue, espere, nem fiz ainda a minha proposta... É o seguinte...

- Tum, tum, tum.

- Operadora - Tenho um plano especial para o seu celular...

-Tum, tum, tum.

- Seguradora - Tenho um seguro imperdível para...

-Tum, tum, tum.

Tum, tum, tum.

Tum, tum, tum

Não é possível, não suporto mais, nem no horário do meu almoço, tenho mais sossego!

Este é um exemplo típico das tentações que estamos vulneráveis. Os bancos, as operadoras de telefones, seguradoras, em fim, uma gama de empresas que cada dia investe muito dinheiro em cursos, telemarketing, na preparação de seus colaboradores para nos empurrar goela abaixo, de qualquer forma, seus produtos e serviços.

As armadilhas são muitas. E isto, sem dizer que estamos numa camada da população mais esclarecida! Pense num aposentado rural que ganha um salário mínimo, muitos são até semi-analfabetos, que acabam sendo presas fáceis dos bancos e financeiras. Um aposentado que ganha acima de 10 salários, entendo que este aposentado seja um tanto esclarecido a ponto de não entrar em emboscadas assim com tanta facilidade e se entrar... Pelo menos ganha bem.

Quando criaram o salário mínimo, disseram chegar àquele valor baseado no consumo mínimo mensal. Se este é o consumo mínimo, então está provado que deste valor não pode mais ser subtraído nada, muito menos, parcelas de empréstimo pessoal. O aposentado não pode viver com um quarto do salário mínimo. Teria de ser proibido por lei, emprestar dinheiro a quem ganha salário mínimo, principalmente aposentado rural.

Voltando às tentações, meses atrás, usando das minhas curiosidades de caipira que sou, contratei um site para um uso trimestral. Cobraram a primeira, segundo e terceira parcela. Até aí tudo bem! Dias atrás tirei um extrato no banco e vi que tinham cobrado novamente uma primeira parcela de um total de três. Entrei em contato com o site e me falaram que após aquele trimestre a renovação do meu contrato seria automática. Deu-me uma trabalheira danada para cancelar o contrato para que não viesse mais a descontar na minha conta corrente a 7ª, 8ª, 9ª... Pois até a 6ª já não tinha mais jeito de cancelar.

Um dia desses, vi uma propaganda de uma máquina que lava a vapor. Achei aquilo uma coisa interessante e comprei, pela internet, a tal máquina por mais de R$ 900,00. Depois que chegou, vi que aquilo não lava coisa nenhuma. E ainda tive que suportar a gozação de um amigo meu, dizendo que “quem compra sem vê, é por que tem vontade de ser cego”.

Edilson Oliveira
Enviado por Edilson Oliveira em 14/02/2010
Reeditado em 15/02/2010
Código do texto: T2087337