CERTEZA   ABSOLUTA ?

 

          Não pude deixar de ouvir a conversa de duas lindas jovens. Uma delas, parecendo muito irritada, falava em voz alta que tinha certeza absoluta de que estava sendo traída pelo namorado.

         Quando a colega perguntou o motivo de tanta certeza ela simplesmente respondeu que era intuição feminina e nessas horas o coração não engana.

         Longe de querer criar uma polêmica desnecessária com as feministas de plantão e que estão sempre à espreita, nunca consegui levar muito a sério essa chamada intuição feminina e muitas vezes na minha vida fui traído pelo que o coração dizia.

        Lembro-me perfeitamente da minha querida professora de filosofia que nos ensinou uma frase simplesmente magistral mas que infelizmente não consigo me lembrar o nome do autor e que é dessas que conseguem nos marcar pelo resto de nossas vidas.

           A magnífica frase é a seguinte : “ Só tenha absoluta certeza quando tiver certeza absoluta ! ”. Aparentemente pode dar a impressão de ser um simplório jogo de palavras mas se olharmos à fundo, se buscarmos bem lá nos meandros da lógica o que as tais palavras querem dizer , facilmente chegaremos a conclusão de que afirmar que temos certeza absoluta é algo extremamente traiçoeiro e perigoso .

          No caso da jovem irritada , o que provavelmente pode ter acontecido é que ela deu o veredicto final baseando-se em suposições pois na verdade, não tinha realmente certeza se era traída ou não.

          Quero deixar muito claro, principalmente para as feministas de plantão e que sempre ficam à espreita, que minha intensão não é a de mudar a ordem natural das coisas mas fazendo uma auto análise, dessas que a gente pode fazer no nosso quarto e depois das dez da noite, sem cobranças, fiscalizações ou críticas, do que mesmo que podemos afirmar ter certeza absoluta ?

          E olha que “certeza” e “absoluta” são palavras fortíssimas e que juntas então, empregadas de forma equivocada têm um alto poder de destruição, pelo menos na minha modesta opinião.

          Posso afirmar com a serenidade habitual que tenho certeza absoluta de poucas coisas e até posso citar alguns exemplos. Sei e não tenho nenhuma dúvida que dois mais dois são quatro, que um vou partir desta para a melhor qualquer dia desses , que quiabo é um legume horroroso e é melhor parar por aí.

         Não tenho certeza se amanhã vai chover, se o sol vai nascer, se vou receber boas noticias ou até se vou ganhar um gostoso beijo, daqueles que estalam e fazem um barulhinho delicioso.

         Também não vou aqui afirmar que não tenho certeza de nada. Posso, com toda cautela, dizer que não tenho certeza absoluta de muitas coisas até porquê, “absoluta” é uma palavra que não permite nenhuma sombra de dúvida.

        Imagino que o maior inimigo do “tenho certeza” seja o “eu acho”. Aliás, como seres incompletos, desligados e imperfeitos que somos, temos muito mais firmeza em afirmar e defender o “eu acho” do que o “eu tenho certeza”.

        Fico imaginando também se as conversas teriam alguma graça se só tivéssemos que empregar palavras e opiniões com certeza absoluta.

        E o que seria dos poetas , dos floristas e  dos seresteiros se não pudessem utilizar o “eu acho” com muito mais frequência do que o “tenho certeza” ?

       Já imaginaram o que seria dos nossos medos se tivéssemos certeza absoluta que na próxima esquina um monstro com sete cabeças e dentes afiados estaria nos esperando ?

       O que realmente quero dizer é que tenho um cuidado extremo ao empregar e adotar certas palavras. Por exemplo o “sempre”.

       Sou desses que só usa o sempre sentido de ser “para sempre” e dificilmente para o “daqui a pouco”.

      Querem  outra  expressão  que  sou   super   cuidadoso   ao falar : “eu te amo !”. Acho lindo quando alguém fala eu te amo com firmeza, com o coração absolutamente sintonizado e, claro, com certeza absoluta.

      Já ouvi algumas vezes um "eu te amo" meio automático, meio sem sal, meio sem tempero. E aí, relembro minha professora querida , que tão bem me ensinou a ter certeza absoluta quando tiver absoluta certeza.

        E querem saber de outra coisa ? Neste momento dramático, só tenho absoluta certeza de uma coisa !

       Cheguei ao fim desta croniqueta, que tenho certeza absoluta, ficou muita chata.....


                              *********

                                   




(.....imagens google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 17/02/2010
Reeditado em 26/02/2013
Código do texto: T2092168
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.