O carnaval e o mundo

Não sou contra as pessoas que pulam carnaval, até gosto de pular. Cada pessoa deve fazer o que gosta desde que não prejudiquem as outras pessoas e nem a si mesmo. Divertir-se faz parte da vida. A promiscuidade assim como a libertinagem aumenta nesta época do ano. Para evitar a vulnerabilidade é preciso controlar o uso de bebidas alcoólicas e fazer sexo seguro. Drogas nem pensar, porque é muito perigoso, levam as pessoas à loucura.

Já passei a noite pulando carnaval de rua; foi em Brasília, em 1977. Já fui a muitos bailes carnavalescos. Hoje eu estou mudado (talvez pela idade, pois estou ficando velho); estou preferindo a calmaria, um recanto onde eu possa me refletir. E com o objetivo de fugir da multidão fui com parentes e amigos para a beirada de um rio curtir a natureza. Tomei muito banho; lavei minha alma e recarreguei as minhas energias.

O carnaval é uma festa muito antiga; teve a sua origem nos cultos agrários da Grécia em 605 antes de Cristo, para comemorar a fertilidade e produtividade do solo. Era uma festa pagã de adoração a Dioniso, deus da mitologia grega. O carnaval passou pelo Egito, Roma e Veneza até se espalhar pelo mundo. O carnaval é reconhecido pela igreja católica como uma manifestação popular de rua, e em cada lugar do planeta é festejado de forma diferente, mas a sua principal característica é o riso - a brincadeira com uso de máscaras.

O carnaval brasileiro surgiu em 1723, com a chegada de portugueses vindo das ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. O carnaval no Brasil se enriqueceu com o regionalismo e costumes africanos e muitos ritmos musicais. O carnaval carioca se incorporou ao samba que o enriqueceu ainda mais. O carnaval do Rio com os desfiles das escolas de samba e grandes investimentos, se tornou a maior festa popular do mundo. Os carnavais de outras cidades como São Paulo e Salvador também são atrativos para turistas. E muitos turistas vêm ao Brasil só para pular ou assistir o carnaval.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 18/02/2010
Código do texto: T2093190
Classificação de conteúdo: seguro