A PAIXÃO DE SOFIA (BVIW) Leitura de Imagem

Assim como, um artista necessita de telas, tintas, pincéis, ou espátulas para pintar obras de artes, Sofia precisa de suas sapatilhas e suas roupas para dar vida e emoção à dança.

O palco é sua tela, o espaço onde, com disciplina, graça e talento interpreta as mais diversas coreografias, com as quais representa personagens intensas repletas de amor, paixão e lágrimas...

Satisfeita e cansada, ainda usava o vestido de Tule da última apresentação, nas mãos segura com carinho e admiração as sapatilhas marcadas pelo uso, como se fossem um espelho e nele pudesse visualizar e desvendar parte do seu destino. Observa com cuidado as fitas amassadas que se entrelaçam como os fios prateados que uni seu corpo e alma.

Pouco iluminado, está o palco o silêncio é a única melodia que envolve suas lembranças. Gosta de ficar ali, depois das apresentações a observá-lo; conhece cada detalhe do piso de madeira, do cenário e das cortinas em veludo verde com franjas douradas.

A paixão de Sofia é a dança, gosta dos aplausos e do reconhecimento, porém aprecia ficar só e sentir o ritmo de seu coração, voltar a bater devagar com a sensação de paz, de missão cumprida.

A bailarina menina-mulher refugia-se, encontra-se, transforma-se, voa e viaja em sonhos guiados pelas fitas e laços invisíveis e mágicos de suas sapatilhas...

Dedico esta crônica a minha querida sobrinha Sofia.

Abraços, tia Vânia.