BIG BROTHER BEIRA-MAR

São as notícias estampadas nos finos jornais que me fazem inventar um novo mundo. Se fracasso na missão de inventar nova existência, posso ao menos inventar uma forma menos doente de senti-la. Há tempos que os crimes estão glamourosos. Por vezes, hollywoodianos. A vida humana dança uma estranha valsa com o destino. A morte vem por todos os canais. O crime não compensa. Porém, recompensa quem dele faz instrumento de se viver.

Os pop stars do crime estão em todos os jornais. Ganharam até o pedaço mais disputado dos matutinos: as sagradas charges. Os bandidos já são até caricaturados e, acreditem: não há legenda para identifica-los. Não estranharei se dentro de quatro anos eu comprar um chiclete apenas para colecionar as figurinhas com as fotos dos chefões do crime.

Aceitarei como natural a idéia de que posso a qualquer momento ligar a TV e me deparar com um reality-show bandido, do tipo: "O Dia a Dia de um Fora da Lei". Poderíamos nos deliciar com Fernandinho Beira-Mar tomando banho. FBM fazendo a barba. FBM lendo jornal. FBM escovando os dentes. FBM indo buscar os filhos na escola e se justificando: "há muita violência nas ruas". A TV moldaria o velho Fernandinho. Seria contratado um marqueteiro para polir a sua imagem, afinal imagem é tudo.

Então. O Ibobe iria disparar se a TV mostrasse FBM em momentos calientes de amor. FBM assistindo televisão e achando tudo muito ruim. FBM é exigente. FBM cozinhando seria um espetáculo que faria as donas-de-casa esquecerem-se para sempre da Ana Maria Braga.

Ao final do reality-show, Fernandinho Beira-Mar apareceria em todos os programas. Desde o Globo Rural até o Altas Horas. A Globo reservaria um jatinho particular para o ilustre personagem. No Globo Ciência, FBM iria comentar sobre doenças infecto-contagiosas. Depois estaria no Bom Dia Brasil, onde além de revelar suas experiências pessoais, faria alguns comentários sobre a política atual. No Mais Você de Ana Maria Braga, FBM iria cozinhar seu prato favorito e ensinar alguma receita. O Globo Esporte gravaria com o astro fazendo rapel. No Vídeo Show iríamos conhecer o guarda-roupa de Beira-Mar. Que interessante seria a coleção de cuecas de Beira-Mar!

Depois de fazer uma ponta em Malhação e na novela das nove, FBM apareceria no seu programa favorito: O Casseta e Planeta. Hélio de la Peña e Marcelo Madureira ficariam tão empolgados com o novato que até lhe fariam uma proposta. FBM é muito ocupado e lógico, ficaria para outra vez. Em A Grande Família, FBM seria um amigo de infância de Agostinho. No Programa do Jô, FBM iria revelar suas preferências literárias e musicais. Daria ainda um conselho aos jovens: "Apeguem-se aos livros". Os jovens, entusiasmados lotariam as bibliotecas no dia seguinte. Poderia acontecer uma fome de livros no País.

No Arquivo Confidencial do Faustão, Beira-Mar contaria sua infância pobre. FBM iria chorar e o povo iria sentir uma pena enorme, bem brasileira. Para encerrar sua turnê televisiva, FBM iria participar do Carga Pesada, junto com Antônio Fagundes e Stênio Garcia. Em uma viagem pelo Pará. FBM poderia ser tentado a roubar o caminhão para trazer droga da Colômbia. Mas, FBM ouviria a voz da razão. Com o celular, acionaria seus assessores e agendaria um pequeno carregamento. Iria fazer uma doação para alguma entidade filantrópica.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 18/02/2010
Código do texto: T2093370