Das cinzas, o recomeço

Para alguns, o carnaval 2011 começa nas primeiras horas da quarta-feira de cinza. Certamente quem vive do carnaval como alternativa de trabalho, com oferta de serviço, como competição deve ser mesmo assim. Eu, foliã normalzinha, que ama se fantasiar, guardo os adereços, lavo e guardo as peças das fantasias improvisadas e me ocupo com o trivial do final das férias.Visitar amigos, salvar fotos , dar um mergulho e me despedir do Farol da Barra, minha “morada” nestas duas semanas de vida baiana.

Amei rever os parentes, os amigos que pude. Amei conhecer novos e reencontrar-me com o “velho” e bom carnaval protagonizado por Moraes Moreira, Armandinho e trio, Carlos Pita, Missinho, Carlinhos Brown e outros que tem como meta devolver a Salvador a alegria de um carnaval para o povo.

Ao tempo em que sou de me esbaldar na folia, minha lucidez e sobriedade cotidiana permanecem intactas. Mantenho minha opinião quanto à péssima performance de alguns “ícones” fabricados, que se arvoram reis e rainhas do carnaval de Salvador. São exemplos da propagação do mau gosto, da falta de civilidade, da arrogância.

Minha defesa é e sempre será pelo respeito ás diversidades. “Tudo Pode”, como bem diz Moraes Moreira em sua nova e linda música. Mas, “se liga maluketi, se liga chicleteira” o mundo não se resume ao percing do seu umbigo...

Da mesma maneira que encontro prazer em desfilar em cima de um trio com amigos, também amo estar dançando no asfalto, foliã pipoca assumida. Mantenho a minha opinião de que “todo bloco de corda tem um pouco de navio negreiro” e cada vez mais me convenço disso.

Posso dizer que, baiana por osmose, me dou o direito de lamentar o descuido com a cidade, a falta de educação de quem faz das ruas sanitário ou lixão a céu aberto, a imbecilidade dos que extorquem turistas. No mais, a alegria jamais será privatizada e “se toca quem sabe tocar”, não é mesmo, Moraes?

Deixo a disposição um fragmento de reportagem sobre o retorno do “exílio involuntário” de Moraes Moreira e um link de um álbum publico. Vejam o que é SER FOLIÃ PIPOCA EM SALVADOR, em minha companhia...Quem sabe não nos encontraremos na próxima?

http://picasaweb.google.com.br/ednalnascimento7/NAPIPOCAEMSALVADOR#

“Os 62 anos de idade e os 10 anos em que ficou afastado do carnaval de Salvador não foram suficientes para derrubar a forma do músico Moraes Moreira, primeiro cantor a se apresentar em um trio elétrico, em 1975, já que, antes disso, apenas instrumentos eram tocados a bordo dos veículos. No fim da noite de ontem, Moreira, que diz ter sido "retirado" da folia por 10 anos por criticar os rumos comerciais que a festa tomou, protagonizou um dos desfiles mais emocionantes dos circuitos de festa ao lado de seu filho, Davi Moraes.

O bloco Chame-Gente, sem cordas, arrastou uma multidão pelo Circuito Dodô (Barra - Ondina), com canções de carnavais de décadas atrás. Pombo-Correio, Chame-Gente, Bloco do Prazer, Chão de Praça, entre tantos sucessos do músico, incendiaram o circuito e fizeram os foliões reviver os últimos momentos do carnaval soteropolitano antes da invasão da axé music nos circuitos. "Deixei o carnaval de Salvador por não concordar com como a festa estava sendo conduzida, mas sinto que as coisas estão mudando", desabafou, durante o desfile. "É só olhar vocês aí. Quem disse que não tem mais pipoca na Bahia?”

Da AGÊNCIA ESTADO.