AGNÓSTICO, ATEU OU DEÍSTA?

Meu amigo Abílio Neto disse que eu não sei da missa um terço. Na verdade eu quase aprendi a missa completa, pois cheguei a fazer parte da Cruzada da Igreja Católica Apostólica Romana, e nela fui Batizado, Crismado, fiz Primeira Comunhão e fui até Casado, mas quando fui me entendendo como gente, percebi toda a hipocrisia que nela existe, assim como em todas as outras religiões.

Porém não sou ateu e à procura de uma definição para minha crença em Deus, eu virei Deísta. Pelo menos foi a melhor definição que encontrei para minha fé. Alguns amigos diziam que eu era agnóstico porque não tinha religião, mas os agnósticos são aqueles que alegam a impossibilidade de se provar a existência ou não de Deus. Não é o meu caso. Eu creio em Deus.

“O deísmo é uma postura filosófico-religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas rejeita a idéia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como a única via capaz de nos assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada.”

O nosso amigo Cardeal Huytamar Freitas disse: “O deísmo é o conceito mais honesto para uma coerente aceitação de Deus. Para além disso, tudo mais é política e invencionice para manter o rebanho unido e dócil, sendo espoliado e achando bom, ameaçado pelo fogo do inferno se não se portar adequadamente!”

Para mim Deus se manifesta na Natureza, na perfeição das coisas que o homem não faz, como por exemplo, num caroço de jaca gerando uma árvore frondosa. Num bezerro nascendo e imediatamente procurando o peito da vaca, sem precisar que alguém lhe ensine. Na própria criança recém-nascida, que, ao ser colocada no peito da mãe, começa a sugar.

Portanto, o que eu não admito é a revelação de Deus através de homens, sempre inescrupulosos, que usam as religiões para enriquecimento, seus e de suas igrejas, em detrimento de outros homens que também são filhos de Deus.

Todo mundo sabe que é assim que funcionam todas as religiões, e a Católica Apostólica Romana é de uma hipocrisia sem tamanho desde a sua fundação. Acho que não preciso falar em Inquisição; a terra é quadrada; a terra é o centro do universo; a escravidão defendida pela igreja, como se os negros não fossem filhos de Deus; o celibato, para não dividir os bens da Igreja, enquanto a maioria dos padres tem casos com mulheres ou com homens; a exorbitante riqueza pendurada nas paredes das igrejas, enquanto milhões de filhos de Deus morrem de fome; a proibição do uso da camisinha, enquanto milhões morrem de aids; a pedofilia predominante dentro da Igreja e “ela” fingindo que não ver; a excomunhão de mães estupradas que abortam e o silêncio quanto aos estupradores, etc.

Os homens criam instituições para explorar os outros homens em nome de Deus. Aí, eu não admito isso. Cada um de nós tem que ter a compreensão da existência de Deus e a humildade de agradecer-lhe, diariamente, o direito à vida e a tudo que ele nos oferece, sem ter que se humilhar a outros homens, nem fazer-lhes enriquecer às nossas custas, principalmente em detrimento de uma grande maioria que, apesar de seguir os ensinamentos desses ditos líderes religiosos, continuam cada vez mais na miséria. E quanto mais rezam, mais sofrem.

Por que as enchentes, as catástrofes, as guerras, as secas, as doenças incuráveis, a fome e tudo de ruim só acontece com os pobres? Por que Edir Macedo, Estevam Hernandes, Sônia Hernandes, Padre Marcelo, Padre Fabio de Melo, RR Soares, Silas Malafaia, Zé Sarney, Zé Roberto Arruda, Collor de Melo, Paulo Maluf, os Anões do Orçamento, os políticos do Mensalão, os que carregam dinheiro na cueca, nas meias e depositam nos paraísos fiscais e tantos outros bandidos, nunca estão nos locais onde acontecem essas catástrofes?

Essas Igrejas só botam a culpa das misérias no povo, mas o povo pobre não decide nada, nem no Brasil, nem no mundo, então por que só eles pagam o pato?

Usar a Bíblia para justificar os acontecimentos do mundo é pura tentativa de alienação do povo, pois quem escreveu a Bíblia e criou as diferentes religiões, foi o homem, para uma elite explorar o povão. Deus não tem nada a ver com essa conversa enganadora dos religiosos.

O Espiritismo, a Macumba, e tantos outros ritos antigos e criados pelos Negros e Índios também são religiões e nelas se crê em Deus, então por que os evangélicos e católicos não respeitam isso. Será que o único Deus que existe, que salva e castiga, só é o Deus das Igrejas Evangélicas e Católicas?

Essa discussão não tem fim, mas para mim, que, por enquanto sou deísta, por decisão própria e não influenciado por nenhum dito religioso, o meu Deus, é um Pai, como foi o meu Pai, Joca Galego. Carinhoso, amigo, generoso e não amedrontador e ameaçador, com os castigos que as religiões pregam para manipular os fiéis.

Todo pai gosta, ama seus filhos e o MEU DEUS PAI, também é assim.