Gratidão

Minha tia-mãe sempre dizia que a gratidão é uma das atitudes mais benditas. Aquele que é grato sempre recebe mais, não pela retribuição em si, mas pelo gesto de se lembrar de quem lhe fez um bem. "Faz bem".Quem é lembrado fica bastante feliz e não há preço, para se alcançar a tão sonhada felicidade, tão simples e complexa ao mesmo tempo.

Já escrevi sobre atos simples da vida que nos deixam felizes e o resultado foram leituras inesperadas e foi um dos meus textos mais lidos, talvez, porque todos procuram aqui e ali algo que os deixem felizes ou, então, como subir os degraus de uma escada que os leve à felicidade completa.

Quando a vida nos brinda com momentos de descontração, risos, alegrias, sensações é natural que nosso estado interior, também, sinta a emoção de ficar em estado de graça.

A gratidão, porém, não é para todos! Poucos voltam para agradecer. E, se tivéssemos esse sentimento/atitude contínuos, seria o ideal. De dez cegos, um apenas viu/enxergou a beleza da vida.

É possível que alguém conheça a histõria de Cristian, o leão. Foi criado por dois homens durante um ano. Ao perceberem que era chegada a hora de o devolverem à selva, porque ficara grande demais para ser criado em ambiente caseiro, fizeram-no. Um ano após, retornaram à Àfrica para reverem o leão Cristian. Especialistas alertaram-nos de que seria perigoso, por causa, inclusive, do agravante de ele estar agressivo pela sua própria natureza e não os reconheceria. Qual, no entanto, foi sua surpresa, quando o leão os viu!

Correndo foi ao encontro dos dois homens, pulando sobre eles e os lambendo como se os tivesse deixado horas atrás.

Esse, verdadeiramente, é um gesto grato. O animal, por mais perigoso que fosse, sentiu que estava entre amigos, reconheceu-os, como também, agradeceu-lhes pelo carinho e amor com que fora tratado! É uma lição de vida para nós, humanos. Aliás, sempe aprendo muito com os animais que tenho!

A vida nos dá mil motivos para agradecer e nem sempre o fazemos. Esquecemo-nos de quem nos faz o bem, mas não nos esquecemos de quem nos faz o contrário. Há aquele ditado: quem bate esquece, mas não quem apanha!

É apenas uma lembrança que me veio à mente. Poderia ter mil motivos para chorar, prefiro, no entanto, pensar que tenho mil razões para ser feliz. Sempre procurei ser grata aos que me fizeram bem. Tanto a pessoas de minha família quanto a meus amigos e, se o fizeram, é porque me amavam e ser amado é dos bens, talvez, o mais precioso!

Tida Pozzato
Enviado por Tida Pozzato em 18/02/2010
Código do texto: T2094263
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.