São Leopoldo/RS, anos 70...

Acostumadas a nas festas tomar apenas bebidas caseiras, quando casei, por um bom tempo, mantive as tradições alemãs, trazidas de minha avó e assim fazia  "spritzbier", preparada com  gengibre e ainda, cerveja preta, feita com lúpulo.

Comprava-se num daqueles armazéns que vendiam de tudo, dos Roenkhol, os "kits" prontos,com pacotinhos,com todos os ingredientes para a mistura, inclusive as tampinhas. Lembro bem até hoje do cheiro de tudo aquilo...

Só era necessário ter em casa garrafas,  devidamente limpas e esterilizadas ,um panelão para mistura e ainda,um tampador de garrafas, como esse da imagem. Bem manual mesmo!






Pronto, só isso!

A confecção era fácil e ainda que desse trabalho, era muito legal cada  dessas etapas e uma das que eu mais gostava era a colocação das tampas.



Feito isso devíamos colocar as garrafas num lugar fresco e aguardar a fermentação, o que levava mais ou menos dez dias.

Devíamos dar sempre uma olhadinha e se percebia quando  estavam no ponto de consumo e então, podiam ir para a geladeira.

Hmmmmmmmmmmmm...enquanto escrevo, me lambo toda pensando, principalmente na spritzbier que é branca e como o nome diz (spritz), borbulhante...

Na nossa casa,elas ficavam aguardando a fermentação num quartinho dos fundos, perto da garagem e local predileto da cachorrada e gatalhada que tínhamos, se esconder...

Era muito lindo ,de repente,quando se escutava póim,splatch,pum... lá ia uma pelos ares,outra,mais outra...e a bicharada toda saindo voando,se pelando todos de medo...

Quando isso acontecia a sujeira era danada e  juntar cacos nunca foi tarefa agradável, mas enfim...

Tanto valeu a pena que até hoje lembro daquilo e fico pensando...

Será que hoje ainda conseguiria  fazê-las, com quatro filhos pequenos,costurando, lavando,cozinhando,fazendo tricô e cursando Direito,como na época?

Os tempos mudaram, não?

Mas posso dizer que cada uma daquelas explosões, mesmo dando trabalho, valeu  por cada gole dado nelas, bem geladinhas,num copo de cristal "Cica", lembram???

E resistimos...estamos aqui,sem frescuras...apesar de muitas explosões, não só delas, pela vida afora...



Rejane Chica
Enviado por Rejane Chica em 19/02/2010
Código do texto: T2094985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.