Manual do político corrupto.

DESCRIÇÃO FIDEDIGNA DOS CONSELHOS DADOS AO FIEL PUPILO ARISTEMES PELO TRIBUNO LUDOVICO, DITO "O LADINO", HÁ TRÊS MIL ANOS ATRÁS.
Eis aqui, meu discípulo, em poucas e concisas idéias, toda a arte de enganar a quem em ti sufragar. Não te acanhes, nem te comovas, com a sorte do eleitorado, pois deles só queremos o voto e o mandato derivado. O povo é só o povo e como gado será tratado.
Art.1º Prometa aos eleitores mundos-e-fundos e alguns trocados, também, para conseguir os seus votos e dos seus familiares idem. Depois de eleito, então, ficará mais fácil arranjar uma desculpa qualquer para enfim justificar o não cumprimento das vossas promessas e penhores.
Art.2º Cuidas de arrecadar uma vultosa quantia com aqueles que simpatizam com o teu jeito de trabalhar para que possas gastar uma parte na campanha, outra parte vais guardar sem declarar. Esses mesmos colaboradores devem depois te cobrar o quinhão correspondente à parcela que gastaram, nas contas que obtiveres do erário popular.
Art.3º Aos olhos dos eleitores sê cortês e educado. Ajuda apertar as mãos, posar com crianças de lado, comer em qualquer birosca, mas sempre é bom ter cuidado. Lave depois as mãos com álcool e cuidado pra não pegar piolhos que isso é muito chato!
Art.4º Fazes coligações e conchavos sem te preocupares com tradições ou fidelidades partidárias, pois o que importa é a vitória e o conseqüente butim.
Art.5º As amizades são pra serem usadas em bom proveito próprio. Não titubeies em passar por cima de quem te afrontar. Se precisar sacrifiques qualquer parente também, pois parentes só existem pra ser usado e bem!
Art.6º Depois que fores eleito e diplomado então, terás para te deleitar a imunidade do parlatório. Usas e abusas desse nobre mandamento que é cousa de fino trato, para o teu contentamento.
Art.7º Quando sentires então o poder na tua mão fazes o que for preciso, mas com moderação e ciso, para te empanturrares com as burras do tesouro. E presta bem atenção! Dá para ficares rico se não fores um glutão. Mame devagar e sempre, um pouquinho(uma tetinha) de cada vez, que a vaca-mater tem leite pra sustentar mais de cem.
Art.8º Tratas de apagar as provas e as pegadas que tu porventura deixares nessas proveitosas empreitadas, que não te acharão os traços, nem o cheiro também.
Art.9º Estejais sempre aberto às novas formas de agir e sempre te cerques  de gente que muito bajulem a ti. Mas não confies em nada e muito menos em alguém que a ti não faça o bem.
Art.10ºEspero que estes conselhos te tragam a sorte e a fortuna,e que sejas abençoado com a impunidade também! E lembras sempre desse antigo e eqüino lema: Quem encontra bestas nunca compra cavalos!
Edmar Claudio
Enviado por Edmar Claudio em 06/08/2006
Reeditado em 09/08/2006
Código do texto: T210139
Classificação de conteúdo: seguro