Ainda vou escrever sobre isso
Anotações para textos mais completos

1 Foi Goethe quem disse: Sábio é quem consegue criar para seu uso, raízes e asas. Li na Revista Vida Simples, deste mês. Ainda escreverei sobre este assunto. 

 2 Assemelhava-se a uma bifurcação: a linha do trem. Em um determinado momento ela se dividia, margeando o campo de futebol. Eu andava em uma das margens. Entardecer. Do outro lado vi um animal andando. Parecia um cavalo. Coisa normal. De repente o pescoço começou a crescer e o animal se transformou em uma girafa. Quando a cabeça alcançou as nuvens ela desapareceu. E eu? Ainda vou descobrir o que realmente aconteceu. O simbolismo.

3 Naikan – Arte japonesa da autorreflexão. Nunca tinha ouvido falar. Muito prazer. Começa com três perguntas básicas: O que recebi das pessoas na minha vida? O que dei a elas em retorno? Que tipo de problema ou dificuldade criei para elas. Refletir. Pesquisar.
4 Existem pessoas que sabem usar outras pessoas. Elas prestam atenção porque isso é da natureza delas. E elas conhecem essa sua natureza. Sabem a hora certa de usar sentimentos que não possuem. Demonstram humildade ou orgulho dependendo de quem querem subjugar. São pessoas doentes, mas que não parecem ser. Diante delas estamos sujeitos a sermos dominados fazendo papel de bobos. Porque elas não se importam com isso, só se importam com o que querem conseguir. Contra essas pessoas só temos uma arma: é o nosso próprio auto-conhecimento. Quanto mais avançamos na avaliação sincera que fazemos de nós mesmos, mais nos tornamos fortes para barrarmos a entrada desses indivíduos parasitários em nossas vidas. Só identificando nossas próprias fraquezas podemos transformá-las em fortaleza.

5 Li em algum lugar que já esqueci que a maior forma de amar alguém é respeitá-lo. Seria essa a forma de amor pregada por Jesus: ame a seu próximo como a si mesmo. Respeite seu próximo como a si mesmo. Tem sentido. Sem respeito não existe amor. E o que pedimos as pessoas e o que elas nos pedem é sempre isso. Embora na maioria das vezes achamos que é outra coisa. Amar o meu próximo não é, portanto, sair por aí distribuindo beijinhos e abraços .

6 Já fui católica e de certa maneira ainda sou. Culturalmente. Gosto dos ritos, dos cantos, do cheiro de incenso, da hora do ângelus, do repicar dos sinos, cada qual com sua linguagem. Mas a Fé sempre foi visita em minha casa. Passei a vida duvidando de tudo não porque quisesse destruir, mas por que queria compreender. Hoje sei que compreender o que eu queria não está ao alcance nem de minha mente nem de meu coração. Me aquietei. Não luto mais nem contra e nem a favor. Aceito a presença de Deus na forma como ele se apresenta a mim, sem muitos questionamentos. Descobri coisas ao longo da vida que hoje fazem parte do meu conhecimento. Outras, ainda vou descobrir. Eu tenho paciência.Ter paciência é uma forma de acreditar. 

7 Olho por olho dente por dente. A lei de Talião. As vezes penso nela e procuro compreender sua lógica. Porque ela tem uma lógica. A pena tem que ser proporcional ao crime . Agora descubro perplexa que a pena é proporcional a qualidade do cidadão. Porque existem tipos diferentes de cidadãos em nosso país e não posso duvidar disso. Afinal quem afirma essa realidade é o nosso Presidente. O Boss. Como dizia uma velha raposa política: aos amigos tudo, aos inimigos o rigor da Lei. Considerando aqui que o inimigo é o povo e o amigo aquele que foi eleito pelo povo. Acho que merecemos.

8 Essa beleza de frase é de Montaigne. Ainda vou escrever sobre ela: nunca estamos em nós. Estamos sempre além. Vivemos com uma série de sentimentos que não permitem que aproveitemos aquilo que é a única coisa que pode ser aproveitada: o momento presente. 

 9 Foi no livro O homem do avesso que li esta história. Quem escreveu o livro foi a francesa Fred Vargas. No livro, pela boca do personagem Solimão ela conta uma lenda africana. No princípio da criação o homem tinha três olhos e compreendia tudo. Ou quase. Ele não conseguia ver com clareza o pensamento feminino. O pensamento de sua mulher. Então ele pediu a Deus que o fizesse capaz de ver o que sua mulher pensava. O Criador então fez uma troca: tirou um dos olhos e permitiu que ele passasse a ver o pensamento de sua mulher. E foi aí que a coisa danou-se: o homem enlouqueceu e não conseguiu mais ver nada claro.

10 Foi tudo muito rápido. O funcionário da Prefeitura entrou no Gabinete onde a Prefeita estava em reunião conosco, os Secretários. Ele disse: "Senhora Prefeita. Estão assaltando a Prefeitura. Uma quadrilha armada. " Não pensei duas vezes. Joguei minha bolsa para o alto e ela foi bater em cima de um armário muito alto. Mas muito mesmo. Depois do susto a dificuldade para tirá-la de lá. Foi preciso que o Secretário de Esportes, Turismo e Lazer subisse em uma cadeira e esticasse bem os pés para alcançá-la. (Conversar com os outros para verificar o que lembram)