Vida triste.

Dona Chica arrasava na pequena Vila Cananéia . Era neta de índios e como ela mesma dizia, a avó tinha sido caçada a laço pelos colonizadores .

Era uma mulher valente e brigona.Andava com cinturão e revólver na cintura.Ninguém a enfrentava.Diziam que ela já havia baleado pessoas e que sempre saia impune porque era amante de um poderoso fazendeiro.

Montava à cavalo como ninguém! Nada a intimidava, era mais "macho" que qualquer homem da localidade, o pior que isso ,diziam alguns, era o demônio em pessoa!

Essas atitudes assustadoras renderam-lhe a alcunha de Chica Terror. Ela sentia-se poderosa e gostava de ver que as pessoas tinham-lhe medo

O marido, um pobre coitado que vivia sob suas ordens, era tratado como cão.Um escravo que não levantava a voz e nem o olhar para enfrentar quem quer que fosse.

Morria de medo da mulher, dando razão aos boatos de que ele apanhava dela.

Dessa união santo x demônio, nasceu a criatura mais angelical que se conheceu por aqueles arredores;Isabel. A menina cresceu sob o jugo impiedoso da mãe e sobre a proteção angelical do pai. Era uma moça muito prendada que sabia cuidar da casa, fazer quitutes e costurar como ninguém! A brutalidade da mãe causou-lhe uma deficiência.Foi um dia quando Chica a pegou conversando um moço no portão.Ali mesmo desferiu-lhe um soco no ouvido que traumatizou o tímpano , infeccionou e afetou o outro ouvido deixando-a praticamente surda.

Isabel vivia encolhida na sua timidez e no seu medo.

Um dia , um dos rivais de Chica , para vingar-se dela, esperou na estrada quando Isabel, ainda adolescente, vinha da escola, arrastou-a para um matagal e a estuprou.

A jovem nada contou à mãe,nem a ninguém, até que o próprio estuprador,durante uma bebedeira, gabando-se do feito de ter "dormido" com a filha da arquiinimiga, fez com que Chica ficasse sabendo e fosse tirar a limpo a história com a filha , esta lhe revelou o ocorrido.

Tomada por ódio extremo, Chica, armada até os dentes, foi até o sitio do inimigo, encontrando-o bêbado, desferiu-lhe oito tiros a queima-roupa.

Por este crime ela não pagou! Na época e no lugar em que estavam, era só um jeito de lavar a honra, alegaram legitima defesa e ela não ficou na cadeia um só dia.

Agora existia um problema! Quem iria querer casar-se com a desonrada Isabel? O noivo rico vindo da cidade que Chica vivia espalhando aos quatro ventos que iria arrumar para filha? Não, é claro! Tudo teria que ser arrumado à maneira dela.

__Vou para São Paulo e lá acharei alguém, idiota o suficiente para casar com uma moça desonrada.

Rumou para a casa do irmão , num bairro afastado do centro da cidade e no caminho mesmo, passando pela chácara de Dona Dolores, conheceu o jovem José.

O rapaz tinha uma aparência bonita, cabelos aloirados, olhos verdes, pele muito branca, e Chica aproximou-se , percebeu que ele tinha alguma deficiência mental, conversava e portava-se como uma criança, apesar dos seus trinta e poucos anos.

Chica começou uma amizade com Dona Dolores para assuntar sobre o rapaz e descobriu que ele tivera meningite quando criança e que esta tinha-lhe afetado a mente, porém, por influência de uns conhecidos , ele havia arrumado emprego e trabalhava na prefeitura no setor de coleta de lixo.

Perfeito! Pensou Chica,este é o marido para a minha filha!

O rapaz que vivia revoltado porque os seus irmãos mais novos já haviam se casado e ele não conseguia arrumar uma parceira, ao ouvir a palavra casamento, exultou como uma criança de dez anos que ganharia uma bola de futebol.

Nada houve que fizesse Chica desistir de arranjar o casamento dos dois, Isabel e José.

Como quem está sendo levada ao cadafalso da forca, Isabel aceitou casar-se com José.

A festa foi maravilhosa, sacrificaram um boi, um porco e várias galinhas para o almoço com mais de duzentos convidados, pois a Vila inteira havia de ver que a filha de Chica Terror, estava casando-se com um homem da capital, que tinha emprego na prefeitura.

Todos devemos imaginar como foi a vida de Isabel, com a mãe com um perfil daqueles e um marido com muitos problemas mentais e comportamentais.

Chica , mesmo com a evolução da Vila, continuava sendo o terror dos moradores.Seu marido faleceu logo após o casamento da filha, diziam que morreu de pena.

Chica morreu muitos anos depois deixando a filha e cinco netos.

Isabel, doce e meiga criatura, conviveu com o marido por mais quarenta anos, até a morte dele.

Hoje vive na casa da única filha mulher que teve e agora livre do terrorismo da mãe e da insanidade do marido, procura esquecer a triste vida que viveu.

Existem pessoas assim, como Chica, que se julgam donas da vida das outras pessoas.Quer seja com arma de fogo ou com palavras e atitudes, subjugam as pessoas em sua volta comandando-lhes as vidas.

Existem pessoas como Isabel, que nunca percebem que podem tomar nas mãos as rédeas da própria vida e mudar sua história.Se Isabel tivesse recusado casar-se com José e se tivesse se lançado ao mundo em busca da felicidade, por mais que sofresse, não teria sido tão infeliz como foi aceitando a imposição da mãe.

Esta história eu presenciei aos sete anos de idade e acompanhei até o seu desfecho, que considero seja, a morte de José.