VAI TOMAR NO...

Um dia desses fui abordado por um aluno, no momento de intervalo (recreio, como eles dizem) fazendo diversos gestos ininteligíveis e, curiosamente me perguntou o que significava. Por certo ele me conhece e sabe que sou intérprete de língua de sinais e, inclusive trabalho nesta escola, exercendo este ofício.

Embora já tivesse visto tais gestos e ouvido pelos corredores o que aquele amontoado de movimentos sem nexo (“sem pé nem cabeça”, como diria meu saudoso pai), disse que não o sabia e voltei com a pergunta: “o que significa isso?”

- Ué! Você não sabe professor?!?

- Não. Não sei. Nunca os vi.

Ele meio rubro disse:

- É: “vai tomar no cu”.

- Sério?!? Mas não conheço. Você tem esse negocio aí: cu? Me mostra. Não sei o que é. Ah, você toma o que neste seu cu? -(neste momento eu já falava com voz alterada, para que os demais alunos ouvissem).

O pobre menino ficava cada vez mais rosado.

- Lá em casa –continuei- eu tenho uma caneca que é a minha preferida para tomar café-com-leite, tenho também uma xícara para tomar chá ou café e para tomar suco ou refrigerante um copo deste tamanho. Você coloca café quente no seu cu? Ou, você coloca refrigerante gelado no seu cu? O que você toma no cu? Traz o seu cu pra eu ver amanha, pode? Então tá, quando você lembrar você me mostra o seu cu, combinado?

A cada pergunta ele se avermelhava mais e acenava com a cabeça negativamente. Vale dizer que nunca mais se viu tais gestos insignificantes pelos corredores da escola.

Passado o fato, fico me indagando: o que é cu?

Com certeza é uma sílaba de alguma palavra, por exemplo, cunhado. Nada contra nenhum deles, mas vamos combinar: alguns fazem por merecer.

Um forte para meus cunhados.

Ah, lembrem-se: neste verão, tome bastante líquido, sempre usando copo ou xícara, só tome em outro lugar se estiver bem limpo.