A Primeira vez

Estou circulando pelo centro de São Paulo,olhando as pessoas que andam apressadamente após a abertura do sinal verde,com certeza nas direções de muitos destinos,magináveis e imagináveis.

Nas ruas e nas calçadas,os camelôs dividem espaços com os anunciantes ambulantes de placas com variedades de anúncios,uma quantidade grande de mendigos,de vez em quando policiais da PM,policiais da guarda municipal,pregadores anônimos,estátuas humanas e o barulho infernal do trânsito e a poluição.

Enquanto circulo pelo centro,o meu pensamento viaja no tempo,regressando ao ano de 1980,quando cheguei a São Paulo,vindo da cidade de Santa Maria da Vitória,interior da Bahia,e pela primeira vez andando neste mesmo centro,perdido na multidão,eu sentia uma solidão imensa,como se estivesse no meio de uma selva más cheio de esperanças buscando ,novos caminhos;Na década de oitenta São Paulo era ainda um eldorado em todos os sentidos.

Tudo o que eu presenciava pela primeira vez nesta grande cidade ia deixando registros profundos em minha memória como;O primeiro não na primeira busca do primeiro emprego e o primeiro;presenciar uma mulher jovem,de cor morena, revirando latas de lixo, na Rua São Bento, em frente a uma lanchonete em busca de restos de comida.Não sei o que mais me marcou naquele momento-Se foi ver o desespero daquela mulher ou se foi a indiferença das pessoas ao passarem por ela e eu naquele momento não pude fazer nada pois era o primeiro dia de emprego e só tinha o dinheiro da condução,dado

pela minha mãe que era assalariada mínima.

Este mesmo sentimento tomou conta de mim,ao ver pela primeira vez um corpo estendido no Vale do Anhagabaú,vítima de suicídio,tendo como palco da tragèdia,o Viaduto do Chá e também,vale para os primeiros acidentes de trânsito,os primeiros atropelamentos,assaltos,batidas da Rota e outros fatos mais.

Hoje a contumácia destes fatos,vinte nove anos depois,impressionam-me bem menos - afinal de contas ,a natureza humana ,não sei se fazendo parte da sobrevivência,acaba nos acondicionando e nos acostmando aos fatos corriqueiros de uma metrópole como São Paulo

só que ,tais fatos, não anulam e não nos preparam para os novos fatos que vão aparecendo pela primeira vez e, aí ,me dei conta disto quando

adentrei ao Poupa Tempo,tendo uma multidão de pessoas,na fila do desemprego,dando entrada no seguro do mesmo nome,esperando mais de quatro horas em média para dar a tal entrada.

Foi após sair do Poupa Tempo que caiu a minha ficha:depois de vinte e nove anos,pela primeira vez eu estava desempregado e que pela primeira vez terei de recomeçar tudo de novo em busca de emprego.

Eu sou Jota Kameral que apesar de tudo estou feliz porque,pela primeira vez,após a redemocratização do País, em meio a tantas corrupções na política brasisleira,finalmente um Governador foi mandado para a cadeia. Em tudo na vida há a primeira VEZ.................

Jota Kameral
Enviado por Jota Kameral em 24/02/2010
Reeditado em 28/06/2010
Código do texto: T2105272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.