Particularidades da Vida

Das particularidades do mundo, das esquisitices da vida, penso que são as minhas, as mais aterrorizantes. Não que seja um maníaco, midriatíco ou sei lá o que queiram pensar. Apenas quero que reflitam comigo alguns fatos, algumas nuances desse universo cheio de complexidades e segredos ainda não desvendados.

Eis uma frase que certa feita me disse um sujeito que mal lembro o nome, um tipo magro, senil e de barbas brancas:

- Entre o céu e a terra existe de tudo!

E a cada dia que acordo me sinto não mais preocupado, e sim perplexo com as barbáries que estamos vivendo. Trágicas proezas naturais e humanas, prosaicas e surreais.

São terremotos que matam milhões, seja no Haiti ou no Chile.

São guerras em países judeus, guerras urbanas nos países ocidentais.

São pessoas, assim como nós, roubando na dura sorte, sem medo ou preocupações.

São corrupções, lavagens de dinheiro, nepotismo.

Nos roubam, nos matam e choram em nosso velório, sem cadência.

Reina a falta de ética e moral.

E então penso que sou um lunático, pois prefiro a chuva do que o sol, o frio do que o calor, a noite do que o dia. Isso sim são esquisitices, porque roubar, ah, pra muitos roubar já virou rotina.

Fico com as minhas e, cada um com as suas.