ENVOLVIMENTO NECESSÁRIO

ENVOLVIMENTO NECESSÁRIO

O SER HUMANO SE DIFERE DOS DEMAIS SERES, COMO OS ANIMAIS E VEGETAIS, POR SER O ÚNICO PORTADOR DE CULTURA. SÓ ELE A CRIA, A POSSUI E A TRANSMITE. DESDE CRIANÇA APRENDE A VIVER EM GRUPOS. RECEBE INFLUÊNCIAS E APRENDIZADOS. DO MESMO MODO QUE VAI CRESCENDO, VÃO SURGINDO NOVOS GRUPOS, A QUE É INSERIDO. O SER HUMANO É UM SER SOCIAL, E PORTANTO NÃO VIVE SÓ, NECESSITA DE OUTROS.

HOJE, NOSSAS CRIANÇAS SÃO MUITO ANTI-SOCIAIS. PERDEM-SE NUM MUNDO INDIVIDUALISTA, OPACO E VIRTUAL. É FUNDAMENTAL PARA UM CRESCIMENTO GERAL, QUE O SER HUMANO, PARTICIPE DE PROJETOS COLETIVOS, QUE SE ORGANIZE FORMANDO GRUPOS, QUE SE INTEGRE NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NA SOCIEDADE EM GERAL.

É NA PARTICIPAÇÃO , QUE AS PESSOAS EXPRIMEM SUAS TENDÊNCIAS, DESCOBREM SUAS APTIDÕES, DESENVOLVEM SEUS DONS. PARTICIPANDO REALIZAM PROJETOS, PRATICAM IDÉIAS E CRIAM UMA FORMA NATURAL DE SE OBSERVAREM E ASSIM, SE VALORIZAREM E SE RELACIONAREM BEM CONSIGO MESMAS. CRIANÇAS QUE HOJE NÃO SE RELACIONAM, NÃO SE ENVOLVEM, VIVENDO NO SEU EGOCENTRISMO, SERÃO COM CERTEZA ADULTOS POUCOS PRODUTIVOS.

SERÃO APENAS, UM GRÃO DE AREIA A MAIS NO DESERTO, VIVENDO COMO A NATUREZA ORDENA. SE O VENTO OS LEVA PARA O SUL, VIVEM AO SUL, SE OS CARREGA AO NORTE, VÃO AO NORTE, SEM NADA QUESTIONAR, SEM NADA RECLAMAR, SEM MAIS NADA ALMEJAR, SEM REIVINDICAR A NADA, SEM NEM SEQUER TENTAR UMA MUDANÇA , MUDANÇA ESTA QUE PODERIA OS LEVAR A SER UM OÁSIS NO MEIO DESTE IMENSO DESERTO ÁRIDO E SÊCO.TANTO FEZ, COMO TANTO FAZ. SERÃO MAIS UM PESO MORTO PARA UMA SOCIEDADE, QUE GRITA POR MAIS AÇÃO COLETIVA, POR MAIS AÇÃO COMUNITÁRIA, POR MAIS ENVOLVIMENTO DE SUA PROLE, EM PROL DE UMA SOCIEDADE MAIS HUMANITÁRIA, SOLIDÁRIA E JUSTA.

O ISOLAMENTO GERA COMODISMO. O SER HUMANO QUE VIVE TRANCAFIADO NUM PEQUENO MUNDO SEM JANELAS, SENTE-SE APÁTICO, FRUSTRADO E SEM OBJETIVOS. NÃO CONSEGUE VER-SE COMO UM MEMBRO CONSTRUTOR DO MUNDO EM QUE VIVE. NÃO DESENVOLVE SUA CAPACIDADE DE REFLEXÃO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA, COMO ALGUÉM QUE TEM MUITO A ACRESCENTAR, SENDO PARTICIPATIVO NOS GRUPOS SOCIAIS.

CADA SER HUMANO É UMA PEÇA FUNDAMENTAL, NA MÁQUINA SOCIAL. TODOS SÃO ENGRENAGENS QUE MOVEM O CRESCIMENTO DA SOCIEDADE. CADA UM, EM SUA SINGULARIDADE, TEM APTIDÕES INDISPENSÁVEIS NO CONVÍVIO FAMILIAR, ESCOLAR, COMUNITÁRIO E ETC...

QUÃO NECESSÁRIO À VIDA HARMONICA É O ENVOLVIMENTO.QUANTO FRUTO SABOROSO, O ENVOLVER-SE PODE GERAR. UM ENVOLVIMENTO ESCOLAR, PODE ACALENTAR SONHOS, DE SER UM PROFISSIONAL COMPETENTE E REALIZADO, NO SENTIR-SE APTO E ÚTIL A MUITAS PESSOAS. UMA PARTICIPAÇÃO COMUINITÁRIA, PODE DESENVOLVER LIDERANÇAS FIRMES, COM SUCESSO DE TRANSFORMAÇÕES NUMA COMUNIDADE, CONSEGUINDO O BEM DOS MENOS AFORTUNADOS, DOS EXCLUÍDOS, DOS MAIS NECESSITADOS. O ENVOLVIMENTO PODE GERAR DESCOBERTAS FANTÁSTICAS, COMO O AMOR ENTRE UM HOMEM E UMA MULHER. O AMOR ENTRE CRIATURA E SEU CRIADOR. A AMIZADE FECUNDA E ETERNA. AMIZADE ESTA QUE ESCUTA, FALA, TROCA EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS.O ENVOLVIMENTO GERA UMA ENORME VONTADE DE SER TAMBÉM UM CONSTRUTOR DE UM MUNDO MAIS CIVILIZADO E UNIDO.

ENGAJAR-SE NO CONHECIMENTO DO MUNDO QUE NOS CERCA, É CERTAMENTE UMA TAREFA AGRADABILÍSSIMA. É NECESSÁRIO CONHECER NOVAS CULTURAS, OUTRAS REALIDADES DE VIDA, DIFERENTES DA NOSSA, PARA QUE TENHAMOS CHANCE DE ANALISAR, CRITICAR, E CRESCER INTELECTUALMENTE E ESPIRITUALMENTE. COMO VAMOS ACEITAR O DIFERENTE, SE NÃO NOS PERMITIRMOS VIVENCIÁ-LO PARA DESVENDAR SUAS BELEZAS?

SÓ PODEMOS TRABALHAR NOSSAS QUALIDADES, EXECUTANDO-AS E OBSERVANDO-AS, E CORRIGIR NOSSOS DEFEITOS, ANALISANDO-OS, E RECEBENDO ENSINAMENTOS E EXPERIÊNCIAS DOS OUTROS. MUITAS VEZES, NÃO CONSEGUIMOS DETECTAR SOZINHOS . POR ISSO É TÃO NECESSÁRIO E URGENTE O ENVOLVIMENTO HUMANO, EM TUDO E COM TODOS, ISSO PARA QUE CONSIGAMOS CRESCER, AMADURECER, EVOLUIR COMO SERES HUMANOS DINÂMICOS QUE SOMOS. NÃO FOMOS GERADOS PARA SERMOS MÚMIAS , ESTÁTUAS PETRIFICADAS. SOMOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE UM SER TODO PODEROSO, QUE GERA VIDA, QUE IRRADIA SABEDORIA, QUE LUTA , QUE CONSTRÓI, QUE VIBRA E QUE DÁ LUZ A TODOS OS CANTOS DESSE MUNDO. NÃO NASCEMOS PARA FICAR ATRÁS DE UMA TELINHA COLORIDA IMAGINANDO . NASCEMOS DOTADOS DE VÁRIOS ÓRGÃOS DE SENSIBILIDADE. A VISÃO PARA VERMOS TUDO, ANALISARMOS TUDO . PARA QUE NADA NOS PASSE DESPERCEBIDO. A AUDIÇÃO PARA OUVIRMOS TANTO OS RISOS DE ALEGRIA , COMO OS LAMENTOS DE DOR E AS LÁGRIMAS DE TRSTEZA E EMOÇÃO. O PALADAR PARA SENTIR O AMARGOR DE MUITOS INJUSTIÇADOS, E O DOCE DE MUITAS AÇÕES AMOROSAS E CARIDOSAS.O TATO PARA SENTIR NA PELE O CALOR DO FOGO DOS PODEROSOS INPIEDOSOS E GANANCIOSOS. O FRIO DOS FLAGELADOS, DOS ABANDONADOS A PRÓPRIA SORTE.SOMOS SERES DOTADOS DE MEMBROS, QUE MOVIMENTADOS PODEM LEVANTAR UM IRMÃO DO CHÃO, DA SARJETA, COMO TAMBÉM CRUZAR OS BRAÇOS E NADA FAZER, DEIXANDO OS MORIBUNDOS EM SUA LASTIMÁVEL SITUAÇÃO. TEMOS TANTO PARA DAR E TANTO A RECEBER .

BASTA NOS ENVOLVERMOS UNS COM OS OUTROS. NINGUÉM É TÃO ALGUÉM NESTA VIDA , QUE NÃO PRECISE DE OUTRO ALGUÉM.PENSE NISSO!

MIRLES ROCHA VALLE- RIO DO SUL-SC

milizinha
Enviado por milizinha em 07/08/2006
Reeditado em 21/05/2011
Código do texto: T211172
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.