ANTI-ÉTICO - LOBO EM PELE DE CORDEIRO!

ANTI-ÉTICO - LOBO EM PELE DE CORDEIRO!

Ricardo De Benedictis*

Existem pessoas éticas. E conheço muitas delas, como conheço os anti-éticos, que, infelizmente, são a maioria. Mas que absurdo, os anti-éticos são maioria? Explico:

Ética, significa Ciência da Moral – Do Latim – moralis. Relativo aos bons costumes; comportamento moral; relativo ao domínio da alma ou da inteligência em oposição ao físico ou material; parte da Filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem para com seus semelhantes e para consigo mesmo; conjunto das nossas faculdades morais (consenso em todos os dicionários).

Nos relacionamentos cotidianos, sabemos de comportamentos de pessoas que pregam o bem, mas não agem como querem que as outras pessoas ajam: aí está um anti-ético que não se preocupa em refletir sobre si mesmo e sobre seu comportamento.

É anti-ético, pode ser o político ladrão, o empresário desonesto, o padre ou o pastor que procura enganar e pensa estar enganando seu próprio Deus, o vendedor que frauda a mercadoria ou a nota fiscal, aquele que põe um preço na gôndola do supermercado e o código de barras traz preço maior, que nem sempre o consumidor se apercebe, etc.

Eu sou católico e todas as vezes que alguém de outra religião insiste para que eu me converta à sua crença, estou à frente de uma pessoa anti-ética.

Eu sou torcedor do Flamengo; toda vez que encontro um vascaíno ou um botafoguense que joga-me na cara que meu time não presta e insiste para denegrir o clube que adotei para torcer, este cidadão é anti-ético.

Se eu tenho uma ideologia que norteia minha conduta, não é ético aquele que, para defender sua ideologia ou outras ideologias, insista publicamente em desqualificar minha filosofia política.

O sexo feito em ambiente propício, é um ato natural da vida humana. Passa a ser imoral, se feito em ambientes públicos, porque agride o direito dos demais. Convém salientar que sexo ético tem de ser realizado entre pessoas que desejem fazer sexo, que sejam maiores de idade e possam estar tranqüilos em sua consciência.

Para encerrar, ética é uma questão de consciência reta. Quem pensa em levar vantagem em tudo.

Aquele que pensa que é mais esperto que os outros. Aquele que procura dentro da própria empresa, derrubar seus colegas, tirando-lhes a clientela em proveito próprio ou de outrem.

Quem deseja para si os ganhos de outrem e move-se no sentido de conseguir seu intento.

Quem pensa apenas em si e faz qualquer coisa para atingir seus objetivos materiais, sofra quem sofrer.

Um simples vendedor de feira-livre que vê um cliente comprando em outra barraca e sutilmente o atrai para vender o mesmo produto sob alegação de ter melhor preço e melhor qualidade.

Tudo isso que citei são práticas anti-éticas e quem quiser estar de bem com sua consciência deve evitar tais comportamentos.

Dedico este artigo aos anti-éticos que sabem que o são, mas não se acham errados. Esses são os piores e de difícil regeneração. Teem o comportamento ético adoecido e merecem ser punidos. Muitos deles o são pelos códigos judiciários. A maioria, entretanto, vai impune até o inferno!

* Ricardo De Benedictis é jornalista e participa deste site, do blogcidadeemfoco.com - bem como do programa Cidade em Foco.

Veja notícias no blog: www.blogcidadeemfoco.com

Literatura no site: www.apoloacademiadeletras.com.br

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 28/02/2010
Código do texto: T2111863
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.