Unicamp - Verdades Nada Convenientes

Você leitor desse texto pode ser veterano da Unicamp. Pode ser, talvez, um bixo ou bixete que ingressa esse ano numa das melhores faculdades do país. Meus parabéns! E lembre-se de que as aulas começam amanhã. Se não for, talvez seja um aspirante a bixo. Bom, vestibular tem todo ano, mais sorte na próxima. E se ainda não for, pelo menos é alguém de fora que verá como é, mais ou menos, o modo de vida de quem estuda nessa tão prestigiada Universidade. É, não confundamos Faculdade com Universidade. A Universidade é mais pomposa, mais completa, tem a tríplice ensino-pesquisa-extensão. Não é pra qualquer um. As pessoas veem de vez em quando algo sobre pesquisas realizadas na Unicamp, suas descobertas, oh, quanta coisa sai daqui! E de pensar que, pra sair, precisa entrar.

Pra entrar na Unicamp, é preciso realizar um dos vestibulares mais complicados do país, com todos os seus requintes, afinal, não é qualquer um que é admitido por ela! Então o aluno estuda, faz simulado, estuda mais ainda, faz a primeira fase, comemora o natal, estuda, comemora o ano novo, estuda, faz a segunda fase e passa. Meus parabéns, bem vindo à Unicamp!

Tudo é festa, você fiz feliz, corta o cabelo em casa pros veteranos malvados não fazerem isso, dá sinal de vida na comunidade do Orkut do seu Instituto. Tem o dia da matrícula, pintam você inteiro, você acha graça, sai de lá todo cheio de tinta vermelha em lugares que você não achava que poderia ser pintado... essa é uma das partes boas. Daí, quem é de fora, precisa arrumar onde ficar.

É aí que o bicho pega e é o motivo desse texto.

Morar pra estudar na Unicamp tem a mesmo argumento pra passar no vestibular dela: não é pra qualquer um. Pra passar na prova, o aluno precisa saber toneladas de coisa. Pra morar, bem, aí eu arrisco dizer que é mais complicado que a provinha de outrora...

Veja bem, comecemos pelo fato que em Campinas tudo é muito caro. Eu falei TUDO? Acho que sim. Como eu dizia, TUDO é caro, desde o arroz, o feijão, o táxi. Só se salva dessa selva sinuosa o bandeijão da Unicamp, onde o aluno almoça relativamente bem por dois reais. Isso não se vê em muito lugar por aí. O aluno tem arroz, feijão, uma carne, uma mistura, (agora) dois tipos de salada (antes era um), suco e sobremesa (que geralmente é uma fruta). Tem dias que é bom, tem dias que é melhor paga mais caro e comer em outro lugar no campus (o IMECC é uma boa). Mas não estamos aqui pra falar de comida (embora eu esteja frustrado por hoje, o dia inteiro, não haver suco, no almoço e na janta. Teve chá. Mas e quem não gosta de chá? Como fica?).

Retomando o assunto, tudo em Campinas é caro, inclusive morar. Mais do que pagar horrores numa kit net minúscula, outro problema é achar um bom canto pra se chamar de "casa". Falando em kit net, lembro de quando eu fui procurar moradia e achei uma, a duas quadras da Unicamp... sério, um pintinho tem mais espaço dentro de um ovo, e ele não pagaria 900 reais pra morar lá. Sim, 900 reais numa kit net minúscula, toda branca (o cara pira se ficar muito tempo ali) e ainda por cima mal arejada. Então, depois de dar uma andada pelas ruas em volta à Universidade à procura de placas onde está escrito "aluga-se", o aluno resolve então ir a uma imobiliária. Nada mais correto, não? Seria... se não fosse o fato de que grande parte do que ela tem a oferecer são kit nets minúsculas de preços exorbitantes. Eu vi isso, se você quiser morar na rua da faculdade, vai se preparando pra pagar por volta de mil reais no... ovo, por assim dizer. Quando não são kit nets, são casas pra montar república. O que pode ser uma boa, mas convenhamos, Campinas é uma cidade perigosa, morar em casa não é seguro. Sem contar que você vai dividir quarto com outras pessoas que provavelmente nunca viu na vida. Vai saber se você vai se dar bem com elas, se vai ser uma experiência traumática e se elas vão deixar você na mão e simplesmente sumir sem ao menos pagar o aluguel e deixar tudo nas suas mãos, que não aguentam mais pagar contas. Eu já vi isso acontecer, duas vezes.

A saída mais inteligente pra isso tudo seriam prédios. Simples assim, apartamentos sobrepostos uns aos outros, cabe muita gente em pouco espaço horizontal. E quem diz que tem prédio ao redor da Unicamp? Duvida? Olha aqui http://www.morarunicamp.com.br/ olha quantas casinhas amarelas aparecem no mapa. As casinhas amarelas correspondem, então, aos prédios. Veja que são raríssimos os apartamentos pra alugar e ainda por cima são muito longe de onde você irá todo dia. Se o bixo tiver carro, beleza, aluga um ap longe que é a melhor coisa que você faz. sai até mais barato, em termos de aluguel de moradia. Mas, na maioria das vezes, os bixos não tem nem carteira de motorista. E aqui vem outro ponto que eu adoro criticar: o relevo da região da Unicamp. Provavelmente, é por culpa dele que não se pode construir prédios ao redor da Unicamp. Como se não bastasse isso de prejudicial, ainda por cima ele é meio montanhoso, cheio de subidas e descidas. O mercado fica a poucas quadras de onde moro, é relativamente perto, mas pra ir a pé cansa muito devido ao terreno irregular. O que também vale pra morar um pouco mais longe pra pagar mais barato: quem fizer isso pode chegar no fim do dia um completo caco quando estiver finalmente em casa.

Não é fácil. Em outras palavras, como já disse, não é pra qualquer um.

E o assunto do carro é válido aqui mais uma vez: se você não tiver carro, você não vai pra lugar nenhum. Sim, você pode andar de ônibus, mas, como não poderia deixar de ser, até os ônibus de Campinas são ruins. Demoram pra chegar, são mal sincronizados (muitas vezes vejo dois ônibus da mesma linha um atrás do outro, sendo que deveria haver um espaço de tempo entre eles), e, como se não bastasse, a rota que eles fazem é muito longa. O nobilíssimo senhor que fez as rotas provavelmente queria abraçar o maior número de ruas, assim todos teriam ônibus e, em tese, ficam felizes. O que acontece é que esse ilustríssimo senhor não anda de ônibus, logo, ele não sabe o quão horrível é isso. Pra você ter uma noção, sair daqui de onde moro, perto da Unicamp, pra ir até a rodoviária, de ônibus, eu demoro entre uma hora e uma hora e meia. Sim, é de se esperar algo do tipo, afinal, a distância é grande entre os dois pontos. Mas qualquer um que pegue o ônibus da linha se cansa e logo percebe como o ônibus dá muita volta, de forma exagerada. Tem até a troça: quer conhecer Campinas? Pega o 3.32. Então, meu jovem, uma provável saída ao ônibus no caso de sair daqui e ir à rodoviária seria pegar um táxi. Não seria? Sim, seria. Na verdade, é, em muitas ocasiões. Mas (e sempre tem um maldito "mas..."), isso eu não posso afirmar com certeza, mas a impressão que tenho é que o táxi daqui, assim como outras coisas, é mais caro que o normal. O trajeto que o ônibus faz por R$2.50 e que leva até uma hora e meia, um táxi faz por volta de 30R$ em dez ou quinze minutos. Botem os pesos na balança... Uma vez eu fui ao Shopping Dom Pedro. Não é longe daqui da Unicamp, ainda mais agora que criaram uma estrada que facilita mais ainda o trajeto entre elas. Na volta, esse pequeno trajeto de 5 minutos me custou R$20. Tá certo, era de noite, bandeirada dois, mas até hoje não entendo como aquela viagem tão curta me custou tão caro. E agora deve custar mais ainda, afinal, o preço do táxi subiu. Quem pegou táxi recentemente viu o taxímetro marcar um preço e o taxista ir atrás de uma tabela em algum lugar do carro e então dizer outro preço além do marcado, um certo tanto mais caro. Tudo sobe, é incrível.

Mas olha, fora isso, a Unicamp é demais! Tem sim um lado ruim... algumas coisas ruins... tá, muitas coisas ruins! Mas é o preço a se pagar pela loucura de se viver uma Universidade, para muitos, A Universidade. Pelo menos no meu caso, onde o meu instituto (o IEL) não tem equivalente em qualquer lugar do país.

Estou pra encerrar o texto, onde já está despejado um bom tanto do que eu queria, mas paro e penso: depois de tudo isso, desse monte de coisas ruins, é capaz de ter gente se matando por aí; em depressão, em agonia... É, realmente tem. Não que, de uma turma de 50 alunos, 40 cometam suicídio, claro que não. Mas vira e mexe tem gente se matando, gente pulando do alto da torre muda e caindo quase que bem no meio do Ciclo Básico. É que se tem outra coisa que a Unicamp é muito boa é em disfarçar suicídios. Poucas vezes ouve-se falar em algum, mas a verdade não é bem essa, acontece um certo tanto.

Depois disso tudo, você, simplesmente leitor, sem pretensões universitárias, pensa que eu posso estar exagerando. O bixo ou a bixete que se esforçaram até aqui, tem certeza de que eu estou exagerando, que eu sou mal amado e que eu não vou às festinhas com drugs nas repúblicas espalhadas ao redor da Universidade Estadual de Campinas. Duvidam, é? Pois então, fica o convite, passem pra Unicamp e me provem o contrário.

Vocês que querem receber a Unicamp de braços abertos saibam que ela te dá apenas uma olhadela. E olhe lá.

P.S.: Sim, poderia dizer sobre a Moradia Estudantil, como também poderia dizer que aquilo não é pra todo mundo, que está lotado de gente e que, assim como qualquer benefício vindo da Universidade, é muito difícil de se conseguir. Então, acordem e digam que eu estou errado.

GaP
Enviado por GaP em 28/02/2010
Código do texto: T2112169
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.