"Foda-se os outros"

_Foda-se os outros!" disse a mulher, no ônibus, ao ouvir do filho que a música, saída do celular dela, estava alta demais e que atrapalhava as outras pessoas.

Indignado, olhei-a fixamente para ver como era tal pessoa. Pasmo, percebi que se tratava de uma pessoa igual a todas as outras, desprovida das peculiaridades que observamos em pessoas mal educadas. Quieto estava e quieto permaneci.

Dias após, presenciei duas moças sentadas em bancos reservados e uma disse à outra:

"_ Vamos fazer qualquer coisa, antes que uma 'barriguda' apareça e tenhamos que levantar!"

A outra respondeu:

"_Eu não dou lugar para nenhuma barriguda. Ninguém mandou ficar grávida!"

Diante disso parei, lembrei-me da senhora doutro dia e pensei comigo mesmo: "Fodam-se os outros!"

Às vezes nos deparamos com situações que chamam muita a atenção, ou pelo ridículo, ou pela tremenda falta de consciência embutida em um número cada vez maior de pessoas. Pessoas sem respeito, sem educação, sem amor próprio, sem cidadania.

Acredito que a moça que não dava lugares a grávidas, deverá impor a outras pessoas, que lhe cedam o lugar, quando ela estiver grávida, ou idosa. Algumas pessoas são assim: exigem respeito, mas nunca respeitam os outros.

Em mais uma de minhas investidas nos coletivos, sentei-me em um lugar não reservado e ao perceber que os "espertos" não davam o lugar à uma senhora, fiz meu parpel de cidadão e cedi o meu lugar. No dia eu estava com uma mochila e ao ceder o lugar à senhora, acreditei que ela ao menos seguraria minha mochila, em retribuição à gentileza. "Fodam-se os outros!" a senhora, que não era tão velha a ponto de não conseguir transportar minha mochila entre as pernas, sequer olhou para a minha cara, como se eu estivesse fazendo apenas minha obrigação.

Outras situações são mais constrangedoras, como por exemplo, a pessoa ficar empurrando uma bolsa ou mochila em nossos rostos para que as seguremos e aí vem o dilema: se não segurarmos somos mal educados, caso peguemos a bolsa seremos mais uma marionete nas mãos de pessoas sem um mínimo de educação.

Pegar a bolsa de uma pessoa no coletivo lotado é o que devemos fazer, porém quando as pessoas jogam tais apetrechos antes mesmo de mostrarmos a solicitude de ajudar. não dá.

Mas a vida é assim, uma vez somos educados, conscientes e em outras somos considerados mal educados por não ceder às pressões alheias.

O que mais me espanta é saber que muitas vezes as atitudes repletas de falta de educação partem de mulheres.

Sim, de mulheres que se acham "merecedoras" de certos cavalheirismos, dizendo que "só tem barbado sentado e que ninguém cede o lugar para uma mulher" ou ainda que "só havia cavalheiro antigamente". Ou é irônico ou cômico.

O mundo de hoje funciona assim e é melhor nos acostumarmos