SOU CULPADO!

“A VERDADE SAI DO ERRO, POR ISSO NUNCA TIVE MEDO DE ERRAR, NEM DELE ME ARREPENDI SERIAMENTE”.

C.G.JUNG

A pessoa que sente culpa carrega consigo sentimentos como:

Fala repetidamente sobre o que o motivou a sentir culpa

Sente-se rejeitado

Tem dificuldade em assumir a responsabilidade por seus próprios atos

Responsabiliza o outro pelo próprio sofrimento

Tem preocupação excessiva com a opinião dos outros

Tem dificuldade real em expressar seus sentimentos

Não consegue falar não

Precisa sempre agradar

Faz sempre algo para os outros e raramente pra si mesmo

Tem baixa auto estima

Administra mal seu tempo

As conseqüências, naturalmente não são das melhores:

Medo, sofrimento, estagnação, dificuldade em impor limites, submissão, e segundo alguns estudos até mesmo o câncer.

O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo.

É o confronto entre aquilo que fomos e o que achamos que deveríamos ter sido.

O sentimento de culpa está por detrás das nossas tristezas, frustrações, insatisfações, tédios e angustias.

A culpa é a tristeza por não sermos perfeitos, infalíveis.

É um profundo sentimento de onipotência e orgulho.

Embora as pessoas acreditem que errar é humano, elas simplesmente não acreditam que são humanas.

Então, o que fazer com tudo isso?

PERDOAR-SE

O auto perdão é um sentimento perdido em nossa vida por que é um encontro corajoso com a realidade.

E não é fácil, sei!

Mas somente as pessoas que desenvolvem a capacidade de auto perdoar-se conseguem energia para uma vida psicológica sadia.

Então vamos dizer adeus ao passado, aceitá-lo como fantasia e saber perder o que está perdido.

Quando erramos vivemos o inesperado e novo.

Se não errássemos nossa vida seria uma repetição infinda de sucessos.

Então por que não perder o medo de cometer erros?

Aceitá-los?

Pode ser uma opção de vida, não é?

(após observar pessoas em profundo sofrimento pelo sentimento de culpa)