F-  Em ordem alfabética da série Viajando por ali e aqui (21)

Final-Todo final de viagem traz consigo a nostalgia. Amigos novos com quem deixaremos de ter contato, lugares que talvez nunca mais vejamos, saudade dos momentos perdidos. A viagem de volta é sempre triste e cansativa. Saímos de Paris, Aeroporto de Orly com destino a Lisboa onde desembarcamos a espera de nosso vôo para São Paulo. Cansada de viajar, cansada de esperar, dormi quase toda a viagem. No aeroporto, despedidas rápidas, todos loucos para chegar em casa, tomar um bom banho, mostrar o que comprou e descansar. Lucas, o motorista já nos esperava e ajudou-nos com as malas que voltaram mais pesadas e em maior número.

Florença ou Firenze/ Capital da Toscana e berço do Renascimento italiano é uma cidade linda, verdadeiro museu ao ar livre. Pena que ficamos tão pouco tempo. De todas as cidades européias que conheci foi apenas nessa que exclamei, extasiada:
eu moraria aqui! Cidade banhada pelo rio Arno. No Mercado Central da Cidade encontramos um brasileiro que tem familiares em Lavras, conhecidos meus. Soube mais tarde que aqui também mora a Thaís, filha de minha amiga Marta, que conheci ainda menina.
 
 
Flores – São lindas as flores que enfeitam as sacadas das janelas na Europa. Parece que é um hábito comum em todos os países que visitei: flores nas janelas e nas portas. Tirei muitas fotos dessas flores.

Floricultura - Foi em uma floricultura nas Hamblas, Barcelona, que comprei as sementes de flores encomendadas pela minha amiga Conceição: sementes de flores azuis e amarelas.

Foie Grass (pronuncia-sefuá-gras – mas fazendo biquinho) Uma estupidez da culinária francesa. Foi nos servido em um de nossos jantares no país. Caro e sofisticado, não vale a pena comer. É um patê ou musse feito de fígado de patos ou gansos que são superalimentados para que acumulem gordura no fígado. Nos últimos dias, próximo ao abate, enfiam a comida goela abaixo das aves, através de um tubo, seis vezes ao dia. Só de imaginar dá vontade de vomitar.

Fontes Um caso a parte em Roma são as fontes. Algumas delas sãoo ponto terminal de aquedutos que forneciam água para a Roma Antiga. Uma dessas é a Famosa Fontana di Trevi, (dos Trevos), a maior delas, na qual atirei moedinhas fazendo um pedido nada oculto: voltar ali, pelo menos mais uma vez. Ficou mais famoso ainda depois que Fellini filmou ali a cena com Anita Ekberg em La Dolce Vita. Na Praça Navona, onde fica a Embaixada Brasileira, são três as Fontes: a Fontana dei Quattro Fiumi, fica no centro. Obra de Bernini, do séc. 17, representa os quatro continentes e seus principais rios- o Danúbio (Europa), Nilo (África), Ganges (Ásia) e a Prata (América). As outras duas fontes dessa Praça são a Fonte de Netuno e a Fonte do Mouro. Na Fontana dei quattro Fiumi eu fiquei um tempão assentada assistindo a um espetáculo com marionetes.

Fragonard Fábrica de perfumes franceses. Visitamos a linha de produção em Grasse, nas proximidades de Nice, onde comprei sabonetes.

França – Enquanto eu viajava para a França no Brasil se comemorava o Ano da França. Em Minas Gerais, o IEPHA, influenciado pelas Jornadas Culturais francesas convocou a todos os municípios mineiros para, durante o mês de setembro, realizarmos a nossa Jornada Cultural. Em Lavras, a minha equipe tocou para frente o nosso Projeto, muitíssimo bem realizado e eu não fiz falta nenhuma.

Frigobar-É claro, todos os hotéis o possuem. Mas a gente só abria para ver o que tinha dentro e fechava correndo com medo de sucumbir à tentação. 
 
Fuso Horário No Brasil agora são 23 horas. Em Portugal, já são 2 horas de amanhã e  na Espanha, França e Itália 3 horas de amanhã;
 
 
Site do Escritor: Grãos de Areia.
 
 http://marilim.net