O RESULTADO DE UMA NOITE INSONE

 
 
Na madrugada insone o que me resta é sonhar. Sonhar acordada, revirar o baú de memórias e refletir, diante das lembranças quase inteiramente apagadas que encontrei. O quanto custa uma vida atribulada, cheia de sentimentos equivocados, de erros e acertos, de ilusões e desenganos, de incertezas e questionamentos? Qual é o preço pago por ter vivido intensamente, trabalhado demais, amado demais e me doado demais?

Segundo  Mahatma Gandhi  - “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita.” -  E nesta linha de pensamento, eu me pergunto: porque então, tendo lutado tanto, tentado tantas vezes, convivido com o sofrimento sempre à espreita, a alegria de viver não esteve presente em mim?

Qual a causa dessa angústia incalculada, dos tremores e dos medos? Por que os fantasmas da impotência permanecem impregnados em minha consciência? Por que esta sensação de fracasso pelos anos vividos, caminhos trilhados sem escolha entre espinhos que não consegui retirar, para uma caminhada tranqüila e sem ferimentos?

Talvez a resposta esteja nesta noite atribulada, onde o maldito sono não veio, não consegui sonhar os meus devaneios e meu corpo encontra-se cansado para se mover; o pensamento exausto para um exercício claro, sem equívocos.

Talvez eu seja tão feliz e realizada que não percebi o quanto poderei usufruir desses momentos. Quem sabe os pensamentos embotados pela ausência de sono, não tenham dificultado a minha percepção da realidade e os meus sentidos estejam carentes de reorganização?

A vida é um dom. Viver com arte é sabedoria.