Programa para dias de chuva e de sol.

Um bom programa para dias de chuva é ter saudades. Ficar em casa ouvindo uma boa música, comendo alguma coisa rica em colesterol e gorduras saturadas, pois, como é sabido, as pessoas que têm saudades, não se podem ocupar de outras coisas de menor relevância, como as doenças causadas pelo excesso da boa comida... Bom é chover e estar frio, para que bem agasalhados tenham saudades; ler um bom livro que fale, principalmente, de coisas melancólicas, mas, literatura de boa qualidade; Por exemplo, reler o final do livro de Hardy sobre Judas, ou mesmo, algumas daquelas poesias desamparadas de Raul de Leoni; ou amargas, como as do angelical Augusto da Paraiba...Bom mesmo, é ter saudades num belo dia de sol, em que se possa estar abrasando a pele nas areias quentes de uma praia pouco freqüentada, ou se for o caso, freqüentada por pessoas, que estejam apenas curtindo saudades ao sol...Quem tem saudades não pode ter luxos, como mergulhar nas águas frias do mar, ou mesmo mornas...É imprescindível, que esteja espojado como uma lesma nas areias, recebendo a energia, o calor e a agressividade dos minúsculos grãos, encerrando mistérios e mistérios...Bom mesmo, é caminhar a passos lentos, com o cérebro lentamente pensando em todas as melancolias, que acompanham o ter saudades; o caminho é longo, muito longo, e o cansaço nunca vem, pois, quem tem saudades é incansável, reservando toda as energias para aproveitar todos os detalhes, todas as nuances da saudade. Mas, por favor, não confundam saudades com desespero como é comum num grande número de pessoas.