Crack,Cracolândia,cracolandês-E a cidadania?

Estou andando no centro de São Paulo cheio de anuâncias e múltiplas situações.O que mais me deixou perplexo hoje, foi constatar que o maior centro financeiro do País, está com o seu centro, degradado, destruiído,acabado, aniquilado e escancarado pelo descaso.Cruzando a Avenida Ypiranga com a Avenida São João,vejo uma paisagem lotada de lixos espalhados pelas calçadas, misturadas com os anônimos, mendigos,cidadãos que perderem a cidadania;que perderem a identidade enfim, cidadãos que perderam a própria existência.

Minha filha informou-me que, as constantes batidas da polícia na famosa Cracolândia, tem provocado a diáspora dos chamados viciados do crak,os quais vão se espalhando por vários lugares do centro e da periferia desta grande cidade.

Como alguem cognominou esta parte do centro habitada pelos viciados desta droga voraz, mortal, assassina implacável do ser humano,de Cracolândia,vou dar uma identidade para eles,um adjetivo pátrio de cracolandeses.

A cada cidadão deste abandonado à própria sorte nos calçadões do centro,pode ser um cracolandês egresso das cracolândias espalhadas por toda São Paulo e Grande São Paulo.

A polícia faz batidas,a imprensa divulga,depois tudo volta ao normal.É apenas ibope para aumentar o prestígio da Secretaria da Segurança Pública, políticos candidatos,etc.

O governo fala em revitalizar o centro e acabar com a cracolândia; más isto não é suficiente;Não levará a nenhures.A Saúde Pública e os Órgãos que conduzem à cidadania precisam trazer de volta para o Brasil,o cidadão cracolandês, ex cidadãobrasileiro,circunstancialmente. As desculpas são inúmeras como por exemplo:O cidadão precisa querer ser internado! É a Lei, não podemos fazer nada! Ora bolas políticos! Ora bolas sociedade!Todos estão cegos ou se fingindo de cegos! A Ministra da casa civíl teve a sua doença tratada como prioridade de Estado,com coletiva de imprensa e tudo em cadeia nacional e internacional; lançamento de candidatura ficou estremamente latente neste teatro armado no Sírio Libanês, com todas as pompas, enquanto milhares de pessoas sofrem para conseguir atendimento médico. É claro que a ministra tem o direito de se tratar nos melhores hgospitais do país,ela fez por merecer isto! Más o cidadão comum também tem este mesmo direito conquistado,más não atendido.

Nós somos um povo solidário!Ajudamos o Haiti,estamos ajudando o Chile,e outras nações mais pobres do que a nossa.

Fala-se aqui muito em universalização da Educação,da Saúde,da moradia,da segurança más,o que estamos vendo é a universalização da corrupção ,da enrolação, dos mensalões, dos Sarneys, Severinos, Arruda e outros tantos.

Existe um livro escrito nos Eua, Freakonomics author, Sreven Levitt, onde em dos capítulos ele discorre sobre o universo do crack, como surgiu, para que surgiu e, os efeitos catastróficos que ele traz para todas as sociedades,indpendemente de Paises ricos ou pobres, já que o crack foi criada para atingir as classes mais pobres,más levou de roldão as demais , porque o custo das drogas da moda, tornaram-se muito caras inclusive a operacionalidade delas.

Aconselho a todos que lerem esta crônica, a lerem o livro citado pois ele é muito bom;inclusive os políticos deveriam lê-lo,talvez consigam através da reflexão,uma luz na mente para solucionarem a questão da cracolândia e dos cracolandeses,não só de São Paulo más em todo o Brasil.

Só revitalizar o centro não é solução! È preciso recuperar o ser que perdeu a cidadania; É preciso recuperar o cidadão que perdeu a cidadania.

Seria interessante para quem ler esta crônica, ouvir esta pequena palestra com audio e imagem.

(Steven Levitt analisa a economia do crack-no www.ted.com/.../steven_levitt_analyzes_crack_economics.html )

Esta crônica foi publicada em 04/03/2010 na página da: * Associação dos Comerciantes do bairro da Santa Ifigênia "

Agradeço À ACSI pela grande honra concedida.

Jota Kameral
Enviado por Jota Kameral em 04/03/2010
Reeditado em 28/12/2010
Código do texto: T2120018
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.