PLATÃO, UM ORNITORRINCO E ZÉLIA FREIRE ENTRAM NUM BAR
 
 
 
- Olhe, Zélia, ficaria extremamente agradecido se me apresentasse aquela sua amiga lá da praia.
- Que amiga, Ornitorrinco? Eu tenho tantas amigas...
- A mais bela, claro, com as patinhas peludinhas.
- Tem gosto para tudo, claro. Está se referindo à Maria Farinha?
- Que é isso, Zélinha? Não me lembro de ter ideia desse animal. De facto, ou esta cerveja está me batendo forte, ou o impacto da minha alma na Terra foi brutal, pois também não me recordo deste animal esquisito que está entre nós.
- Não conhece o Ornitorrinco, Platão? Aposto que lá na sua caverna quando ele passava você acreditava que ele era um pato.
- Pronto, tinha de vir o insulto. Zélinha, você sabe que eu detesto ser confundido com um pato. E com uma ratazana. E com um réptil. Daqui a nada ainda dizem que sou um embuste.
- Não se zangue. Eu vou falar com a Maria Farinha. Mas me diga uma coisa, quais são as suas intenções? Isso é para casar ou para o que é? Você não se alimenta de crustáceos?
- Em primeiro lugar o meu amor é estritamente platónico e depois só gosto de camarão. E do rio. De preferência de Espinho.
- Camarão de Espinho? Que é isso? Não tenho ideia desse ser.
- Talvez tenha mesmo tido um grande impacto quando saiu da Estrela para entrar na Terra, Platão... Camarão de Espinho é camarão português.
- Ah! Da terra do meu amigo Sócrates.
- Ornitorrinco, vamos tirar a cerveja ao Platão que ele está ficando meio baralhado.
Platão, o 1º Ministro de Portugal é Sócrates mas não é o seu amigo.
- Amigos, a cerveja está óptima. Ter o nome Sócrates é um bom prenúncio para ser cabeça de Estado. Claro que tem de se possuir um carácter de ouro.
- Por falar em ouro, Zélinha tenho aqui um anel para oferecer à sua amiga. Acha bonito?
- Ó bichinho, não quer me acompanhar até a minha academia para ser estudado pelos meus amigos?
- Sr. Platão, agradeço o convite mas o meu genoma já está sequenciado. Tenho pouca coisa para descobrir. E as minhas dúvidas existenciais eu coloco aqui à Zélia Freire pois só ela me pode entender. Quem sou eu minha amiga?
- Querido Ornitorrinco, você é um Amador. Para você o mais importante é o amor. Partilha 82% dos genes com o ser humano. E como eu, é desordenado, desencantado, imaginoso, sonhador, sentimental, saudosista e liberal. Numa só palavra, um romântico.
 
Parabéns Zélia Freire. Muitos beijos e abraços, com carinho, da Ana Marques.
 
 
NOTA: texto inspirado numa crónica de Zélia Freire intitulada "Será Que Ela Me Entende" e no livro de Thomas Cathcart e Daniel Klein intitulado "Platão e um Ornitorrinco entram num Bar" (a filosofia explicada com senso de humor).
AnaMarques
Enviado por AnaMarques em 06/03/2010
Código do texto: T2122802
Classificação de conteúdo: seguro