Um retrato de mulher
 
E agora, riu ou não riu? Assim começa a viagem pelo mundo das letras de uma grande mulher. Um mundo de reflexão risonha, riso sério, irreverência, filosofia e um aparente contentamento descontente, como diria Camões. Fora este, não irei citar os autores que ela cita, dando os créditos a algumas verdades que gosta de cavoucar nas beiradas ou até o âmago, como é o caso de “amor é o que se aprende no limite”.
 
 Mulher que bem poderia representar todas as mulheres neste mês a elas dedicado. Guerreira, de fibra, bonita, inteligente, educadora, mãe, avó, menina de olhos e riso soante. Quando a elejo representante da mulher que preenche seus vários papéis, não é apenas um sonho, onde acordados projetamos no outro os nossos ideais e quando o vento sopra em outra direção os abandonamos de primeira porque nunca foram nossos.

Não! Como diria a mulher por trás do sorriso:
se tocasse um tango eu dançaria. Assim é que voamos na companhia do vento que apenas sentimos sem ver, choramos quando a tristeza bate à porta ou a felicidade é tamanha que os olhos revelam uma vontade autônoma. Vá lá saber
porque mulheres são assim, não se desculpam quando querem chorar, choram de alegria, são mães de todos e até da própria mãe... Ouso dizer que, em certa medida, já se nasce mulher.
 
Não é fácil a vida de quem escreve, não na mesma proporção do quanto é difícil dizer adeus. Juntar retalhos do que outros escreveram pode ser leviano, colorido, mas o sentido real vem do retrato que me pinto, do pincel com que pinto a louca paisagem da vida, ou do sol que me convida à janela para festejar este sábado pleno de graça. Um dia qualquer ainda procuro as letrinhas que formam o DNA do meu romantismo, das verdades da vovó, das coisas que eu gosto, pois não dizem que se for para sonhar que sonhe bonito? Embora hoje, o que queria mesmo era você bem perto para dar um grande abraço e dizer da minha admiração e desejar-lhe muita Saúde um Feliz Aniversário, Zélia!

        
Criado a partir de títulos (links) dos textos da escritora Zélia Maria Freire

Parabéns para a Zélia, pelo seu aniversário, e para todas as mulheres pelo dia da mulher!