Dia Internacional da Mulher

Sem demagogia ou hipocrisia

Ontem me perguntaram se eu não ia escrever alguma coisa sobre o Dia Internacional da Mulher. Confesso que não tinha a intenção. Cansei de todos os anos me irritar com as mesmas coisas e, consequentemente, escrever a mesma coisa.

Quem me conhece e me lê sabe que não gosto desse dia. Não do jeito que ele é comemorado. Vou dar um exemplo: acabei de receber um cartão virtual com os seguintes dizeres: “És uma rosa, amorosa, meiga e carinhosa, tão jeitosa! / És como um cristal, chega a ser preciosa, além de ser graciosa! / És ontem, hoje e amanhã, e será sempre mulher!”

Qualquer pessoa que tem o mínimo conhecimento do por que do Dia Internacional da Mulher e o que ele significa política e socialmente não envia um cartão desse a ninguém. Não somos rosas, não somos cristais, não somos pedras preciosas. Somos seres humanos e ponto. Isto quer dizer que precisamos viver, com todo o direito natural que todo o ser vivo tem. Temos direito ao trabalho, ao salário digno e justo, a lares equilibrados, maridos respeitosos, amorosos e companheiros.

Não há motivos para comemorações enquanto houver na sociedade mulheres que se submetem ao jugo de homens possessivos e violentos. Por outro lado, também não há o que comemorar enquanto mulheres ainda se fazem de objeto de deleite masculino, o que os coloca na condição de donos dos nossos corpos e das nossas vidas. Caraca! Esse tempo já passou faz tempo; me sinto um ET ainda falando sobre isso.

Ainda ontem, num intervalo do Fantástico, entrou um comercial das Lojas Marisa, em homenagem ao dia de hoje. Mulheres de calcinha e sutiã, anunciando uma promoção de lingeries especiais para comemorar com toda a sensualidade. Somos só isso?

Estão aí apenas alguns motivos que me levam ao ápice da irritação. E olha que até escrevi muito.

Às mulheres que como eu são donas de seus narizes, vivem livremente, amam naturalmente, são respeitadas e se fazem respeitar, vencem a cada dia suas próprias limitações e lutam por si mesmas, a essas, sim, meus sinceros parabéns. Me solidarizo com todas!

Giovana Damaceno
Enviado por Giovana Damaceno em 08/03/2010
Código do texto: T2126993
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.