BRASIL DOS REALITY SHOWS

Ultimamente, a televisão brasileira vem investindo pesado na modalidade de programa reality show. É só rebuscar os mais recentes: Casa dos Artistas, A fazenda, Big Brother Brasil, que já está na décima edição, Solitários e por aí se vai.

Que tal fazermos uma pequena intervenção crítica sobre isso? Dentre eles vamos pinçar o BBB 10. Acredito que o segredo para o sucesso de audiência desse tipo de programa é mais óbvio do que se imagina: briga, fuxico, traição, nhenhenhém, falsidade e corpos sarados e excitantes (lógico) que desfilam pela piscina e o jardim da "casa mais vigiada do Brasil" Sem falar no bumbúndromo ao ar livre com objetivo de fisgar olhares de crianças, adolescentes, adultos, vovozinhos e vovozinhas que revivem suas fantasias e delírios. Ah!, ia me esquecendo do prêmio - sempre acima de 1 milhão de reais. Isso serve para apimentar a vontade dos participantes confinados a fazerem o que o a globo quer que eles façam. E como sabem fazer!

No mundo televisivo, programas como o BBB, além de liderar audiência no horário em que é exibido, abocanha muito dinheiro, através dos seus patrocinadores e outras formas que, sutilmente, enganam os aviltados telespectadores

Para se ter uma ideia do seu poder de penetração, fique ligado nos números: em dia de paredão quente a audiência passa de 90 milhões de telespectadores. Enquanto isso, o Brasil fica engessado numa espécie de paredaço de cultura inútil. É triste, mas é real. É o grande show da vida; da vida de quem está preso a esse famigerado pacote de futilidades.

Não se engane com os reality shows. São verdadeiros ímãs humanos que conseguem atrair mais gente do que as melhores duplas sertanejas, ou até mesmo os fervorosos pregadores em suas intermináveis pregações.

Responda: o que move as pessoas a assistirem a esses programas?

a) é uma questão de opção

b) é por da falta opção

c) tais programas lhes fazem felizes

d) elas se identificam com o que estão vendo

e) esses programas são a cara do Brasil

Vale escolher mais de uma alternativa, mas seja sincero.