REDE GLOBO EMPAREDADA

BBB em Flagrante Declínio.

Jorge Linhaça

Como jornalista, no sentido amplo do termo, sinto-me na obrigação de assistir ao menos aos paredões do BBB.

Já tenho analisado aqui, várias facetas desta edição do programa e tenho percebido que cada vez mais blogueiros e escritores, pessoas que tem o que dizer, estão seguindo pelo mesmo caminho.

Que a Globo vem sentindo os golpes já estava ficando claro nas últimas semanas, mas ontem ficou claro até para os menos atentos.

Ao contrário dos outros paredões até aqui, o apresentador Pedro Bial, passou o programa todo se defendendo do que dizem aqui fora sobre o programa...em tom de chacota, até novelinhas foram criadas para desmentir que tudo lá dentro siga determinado roteiro.

A defesa dos integrantes da casa baseou-se em dizer que não haveria tempo de decorar grandes falas como nas telenovelas. Claro que não haveria...no entanto instruções do tipo hoje Dourado tem de brigar com Dicesar são bem mais fáceis de seguir...as falas que se danem, a ação já estaria determinada.

A coisa está tão complicada lá pros lados da "nave intergaláctica" que o Bial ao invés dos seus discursos poéticos (?) enaltecendo as qualidades ou defeitos dos emparedados limitou-se a ler um texto chamando a todos de chipanzés.

Na hora de chamar o tal mister Maringá para fora, Bial apenas disse, teu paredão foi na semana passada...A saída de Eliezer foi melancólica, nada das perguntas de sempre...o que você aprendeu lá dentro? Onde você acha que errou? Para quem vai a sua torcida? Nenhum elogio à passagem do moço pela casa...

Outra coisa bastante interessante para quem prestou atenção é que o Bial em momento nenhum falou sobre o número de votos deste paredão...sinal que a queda deve ter sido enorme.

Aparentemente o povo está abrindo os olhos e emparedando a própria rede Globo.

Bial ontem estava aparentemente pouco à vontade,desviando os olhos na hora de ler o texto, garimpando palavras na tentativa de evitar as mancadas que tem dado ultimamente. Mas como alguém disse na casa,após a tentativa desesperada de alavancar audiência com um suposto romance entre Michel e Serginho, " o corpo fala". O corpo de Bial falou mais que mil discursos.

Será que o recado ao vivo vai fazer o efeito desejado?

Será que este BBB nos reserva a "surpresa" do primeiro casal gay na versão tupiniquim do programa?

Nem Serginho e nem Michel pareceram muito à vontade com a proposta...mas um milhão e meio é um milhão e meio.

Em tempo...Sérgio, um dos mais apagados da casa, começa a ser destacado pela edição do programa com diálogos de efeito, como quando disse ao Michel...os que se acham espertos aqui na casa vem querer me dar lição de vida...mal sabem que sou muito mais esperto que eles, eu sei muito bem quem é quem aqui dentro...

O discurso até agora não bateu nunca com a realidade de suas ações mas pode estar preparando o caminho para uma grande reviravolta orquestrada nos bastidores.

Se Michel e Sérgio sucumbirem ao apelo do Bial, as coisas podem tomar novos rumos mas, acredito que o paredão final seja entre Dourado e Serginho para a globo lucrar com as polemicas entre homofóbicos e heterofóbicos.

Outra coisa marcante ontem foi a absoluta ausência sobre os números deste paredão.

Como Bial e a Globo adoram enaltecer a quantidade de votos em cada paredão, parece claro que os números foram tão inexpressivos que Bial e a Globo preferiram não divulgá-los.

Estranho foi Eliezer não ter batido o recorde de rejeição quanto à sua permanência no programa,

isso pode dever-se a dois fatores: o primeiro é que todos sabiam que ele ia pra roça mesmo, portanto não se incomodaram em votar.

O segundo é que as comunidades gays estão mais preocupadas em combater o Dourado do que qualquer outra coisa.

Ah, Dicesar desbancou o Dourado ontem...recebeu menos votos que o Ogro domesticado neste paredão.

Mas, volto a dizer...quem está emparedada agora é a própria Globo sem saber exatamente qual caminho tomar.

O bom de tudo isto é que o Bial transformou-se em meu muso inspirador no seu papel de boi-de-piranha do BBB.

Chego até a pensar que age assim propositadamente...deve estar de saco cheio de ser o coroa propaganda do BBB anos a fio.

Por isso tantos"atos falhos" e tiros no pé semana após semana.

E viva o Bial...Queria ser uma mosquinha pra seguir o Bial antes e depois das suas aparições, só pra dar uma espiadinha...