"Causos do Tio Ary" - A Rapadura

Meu tio Ary, já falecido trabalhou a maior parte de sua vida como comerciante. Ele tinha um armazém de secos e molhados, que administrava junto com seu irmão, Humberto, desde que o meu avô passou o comando dos negócios para ele para se dedicar a campanha do terço em devoção a Nossa Senhora por volta do ano de 1950.

A par disto, ele era um brincalhão, gozador e contador de histórias, umas verídicas acontecidas com ele ou com algum de seus fregueses e outras inventadas por ele.

Hoje vou contar uma que ele jurava que era verdadeira. A história da rapadura.

A Rapadura:

Era por volta do ano de 1950, meu tio devia ter 19 ou 20 anos nessa época. Ele estava descendo a Avenida Rio Branco, que naquele tempo era uma rua sem calçamento. Entrou em um bar e pediu uma rapadura.

O bodegueiro pegou uma rapadura de palha da prateleira e entregou para o meu tio. Ele pagou e ia saindo do bar já tirando a palha da rapadura e abrindo-a ao meio para comer um pedaço quando viu grudada no melaço uma mosca varejeira.

Voltou para o balcão do bar e falou para o dono:

-O senhor me troca esta rapadura, pois tem uma mosca grudada nela.

O dono do bar disse que não podia trocar, pois o meu tio Ary já havia aberto a rapadura e a partido e ele não ia arcar com o prejuízo. Depois de discutir com o dono do bar e não o convencer de trocar a rapadura, meu tio se irritou , jogou a rapadura contra as prateleiras , saindo sem esperar a reação do dono do bar, dizendo:

-Eu não sei porque não faço. Mas eu devia te meter uma cbc ( bala de revólver da Companhia Brasileira de Chumbo) na testa!