Anotação

Gosto imensamente de consertar livros recolhidos dos sebos, coisa que faço relativamente bem. Algumas vezes, chegava a fazer ilustrações novas para capas destruídas, criando bossas. Um dia desses folheava um dicionário de Inglês com data de 1954, mais de meio século decorrido da aquisição...Tinha uma nota na primeira página: I swear on the bible that I asked money when I need... lembrei-me de ter sido anotada num domingo, na rua Getulio em Todos os Santos. Muito tempo passou, mas eu lembro rigorosamente todos os detalhes... Na mesma página existe a seguinte anotação: Se eu pudesse ser o mesmo de ontem, preferia ser o mesmo de hoje; com mais energia, mais alegria e consciência...O ontem e o hoje significam apenas o tempo; a energia não é o que parece é o que perece; a alegria não é a que canta é a que conta; a consciência não é a de ser é a do ser...Se eu pudesse ser um punhado de coisas, quisera ser de preferência nada! - não adianta me pedirem explicações para o que escrevo, pois, não teria como responder; sento-me e escrevo; a mão caminhando no papel sem obedecer a qualquer comando cerebral...Algumas vezes, pode até existir uma preocupação estética; a maioria sem qualquer nexo que possa explicar...Como aqueles livros mal definidos, de autores estapafúrdios, que por sinal nunca li. Eu já desconheci muitos de meus escritos, jurando estar mentindo a mim mesmo de os ter escrito...Aquela história de jurar sobre a bíblia teve mais repercussão do que supusera na ocasião; quantas coisas e quanto tempo se passaram em minha vida e aquela frase a remoer dentro de minha cabeça, lembrando-me a cada momento, que muitas vezes, sofrimento é felicidade disfarçada...Lembrei-me de D. Álvaro Augusto, Cardeal Primaz da Bahia que escreveu: “Não condeneis o pó desconhecido, quer se eleve no ar, quer repouse na estrada; por vezes a grandeza é pó, um pó erguido, e o pó é uma grandeza apenas disfarçada.” Gostei de fazer a citação, que talvez não esteja rigoirosamente certa,pois, sóatenho noarquivoda cabeça!

Isso é o que dá colorido à vida...Desconhecer o ponto certo, a hora certa e tudo o mais.